FIT Rio Preto 2023 inicia distribuição de ingressos para peça ‘Mary Stuart’ nesta quinta-feira

Produção dirigida por Nelson Baskerville é um dos espetáculos que marcam a reta final do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto


As atrizes Virginia Cavendish (“O Auto da Compadecida” e “Lisbela e o Prisioneiro”) e Ana Cecília Costa (“Amor Perfeito”) estão à frente do elenco de “Mary Stuart”, adaptação do texto de Friedrich Schiller (1759-1805) feita por Robert Icke e dirigida por Nelson Baskerville que marca a reta final do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto), com apresentações nesta sexta e sábado (28 e 29), às 19h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pela internet a partir de quinta-feira (27/).

O público poderá fazer a retirada online do ingresso gratuito para “Mary Stuart” a partir das 12h da véspera da apresentação, nos sites fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou no APP Credencial Sesc SP. É necessário realizar cadastro prévio e o limite é de dois ingressos por CPF.

Os ingressos gratuitos de “Mary Stuart” serão distribuídos de forma presencial meia hora antes do início da apresentação, na bilheteria do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O limite é de um ingresso por pessoa.

No palco, Virginia e Ana Cecília vivem, respectivamente, a rainha da Escócia Mary Stuart e a rainha da Inglaterra Elizabeth I. A partir desse embate, a encenação destaca como a traição, a violência e a desonestidade são armas políticas para se manter no poder. “Espero que o público atual entenda e associe essa Mary Stuart de Schiller, um texto escrito em 1800, à nossa atualidade pensando que abusos de poder e injustiças estão entre nós desde o princípio de tudo. Um mundo de rainhas onde os homens (como sempre) tentam dar as cartas, um poder que aprisiona tanto quanto o próprio cárcere e a não admissão de opiniões opostas”, comenta o diretor. 

Segundo Virginia, o espetáculo é dedicado a todas as mulheres que foram humilhadas, mortas e queimadas na fogueira; a todas as mulheres assassinadas pela brutalidade e covardia do sexo masculino. “A única coisa que sei agora é que Mary Stuart foi morta por causa de leis criadas pelo sexo masculino. Os homens mataram Mary Stuart, não Elizabeth. Os homens não suportam que uma mulher assuma seus desejos, que ame e troque de amor. Logo é condenada, chamada de vadia, sem valor, posta na fogueira ou guilhotinada. E isso continua nos dias de hoje”, reforça a atriz.

Serviço
Espetáculo ‘Mary Stuart’ – FIT Rio Preto 2023
Dias 28 e 29/7 (sexta e sábado), às 19h
Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto (Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381)
Grátis (os ingressos podem ser retirados de forma online um dia antes da apresentação pelo sites  fitriopreto.com.br e centralrelacionamento.sescsp.org.br ou pelo app Credencial Sesc SP e, presencialmente, no local do espetáculo, meia hora antes do início de cada apresentação)

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *