Fotógrafa explora lightpainting para redescobrir espaços e pessoas como o Profeta das Cores

A partir de terça (21), Milena Aurea apresenta, no Riopreto Shopping, uma exposição fotográfica com camada extra de encantamento


A fotografia carrega em si a magia de fixar uma imagem no tempo através da luz – um encanto que permanece das câmeras analógicas às digitais. Imagine, então, acrescentar uma nova camada de fascínio. A fotógrafa rio-pretense Milena Aurea não só imaginou como realizou e agora apresenta ao público o seu mais novo trabalho autoral: “Lightpainting RP”.

O projeto consiste em 20 retratos de personalidades de São José do Rio Preto, feitos em locais típicos e outros novos para a comunidade, no período noturno, com uso da técnica chamada lightpainting.

Trata-se do registro fotográfico da luz em movimento, em condições de baixa velocidade. Ou seja, a fotógrafa cria um rastro de luz ao configurar sua câmera numa velocidade de captura mais lenta que o habitual.

“Quando a velocidade de obturação é reduzida, a câmera captura mais tempo de exposição, permitindo que a luz seja registrada por um período mais longo. Isso pode resultar em efeitos criativos, como o borrão de movimento intencional ou o registro de trilhas de luz”, explica Milena.

Além do aspecto de fotografar em baixa velocidade, o lightpainting ocorre com a criação de imagens através da manipulação de fontes de luz no ambiente escuro. A “pintura com luz” revela luminosas formas e desenhos, em efeitos visuais impressionantes e artísticos.

Alguns dos retratados feitos por Milena são do consagrado Profeta das Cores, na rua General Glicério; do também artista Luã Corleto, no anfiteatro da Represa Municipal; da doula Nelly Agostini, na ponte estaiada do Lago 3 da Represa; da instrutora ioga Natally Carbonaro, em trilhos de trem; da pesquisadora Juliana Costa, na ponte sobre o lago 2 da Represa; dentre outros.

“Foi uma noite muito louca [risos], mas gostei muito de ser fotografado pela Milena desse jeito tão diferente”, comentou Profeta durante o ensaio.


A exposição fotográfica presencial será lançada na terça-feira (21), às 19h, no Riopreto Shopping. Com acesso livre e gratuito, a mostra tem classificação indicativa livre e pode ser visitada até 28, de segunda a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 12h às 20h.

A partir de 28 de novembro, às 19h, o público poderá acessar a exposição virtual pelo site www.milenaaurea.com.br e por suas redes sociais (@milenaaureafotografia). O formato virtual ficará disponível até 5 de dezembro.

O projeto Lightpainting RP foi contemplado pela Lei Nelson Seixas 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Serviço
Exposição ‘Lightpainting RP’, pela fotógrafa Milena Aurea
De 21 a 28/11
Riopreto Shopping (Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363)
Mais informações: www.milenaaurea.com.br

Fotos: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *