Festival de música clássica recebe inscrições para oficina com professores da USP em Rio Preto

A oficina faz parte do Festival 4 Estações e será realizada na Casa de Cultura Dinorath do Valle nesta segunda-feira (27), a partir das 14h


Instrumentistas e estudantes de música têm até a próxima quinta-feira (23/11) para se inscrever em uma oficina gratuita com integrantes do Trio Praxicordas, de Ribeirão Preto, que será realizada em Rio Preto no dia 27 de novembro (segunda-feira), a partir das 14h, na Casa de Cultura Dinorath do Valle. A inscrição é online.

A oficina, que será encerrada com uma apresentação do trio de música  de câmara, às 20h, no teatro de bolso da Casa de Cultura, faz parte da programação do Festival 4 Estações, idealizado pelo violoncelista rio-pretense Walisson Cruz.

Segundo ele, a oficina é uma oportunidade para instrumentistas e estudantes compartilharem conhecimento com três professores doutores da USP (Universidade de São Paulo): Marcos Santos (violino), Gustavo Costa (violão – foto em destaque) e André Micheletti (violoncelo). “Teremos aulas coletivas e de masterclass envolvendo instrumentos como violino, viola de arco, violão clássico, viola caipira e violoncelo”, explica.

O violoncelista rio-pretense Walisson Cruz

O 4 Estações
Realizado com recursos da Lei Nelson Seixas – Edição 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, o Festival 4 Estações promove, desde o início de novembro, apresentações de música clássica em diferentes locais da cidade.

Idealizador do festival, Walisson Cruz já fez duas apresentações solo, uma no Asilo de Schmitt e outra na Apae de Rio Preto. A próxima apresentação solo será no dia 30 de novembro, na Casa Fraternidade, na região norte da cidade.

O encerramento do festival se dará com um concerto especial na Basílica no dia 3 de dezembro (domingo), às 19h30, após a realização da missa. Ao lado do violinista Hugo Querino, o violoncelista rio-pretense apresenta sua mais nova composição, que tem inspiração em um clássico de Antonio Vivaldi (1678-1741) e presta homenagem a Rio Preto. Trata-se de “As 4 Estações Rio-pretenses”, um concerto para violoncelo e orquestra de quatro movimentos e cerca de 10 minutos de duração.

No programa da noite de encerramento, além do lançamento da nova composição, o duo também apresenta “As 4 Estações”, de Vivaldi, obra que inspirou o violoncelista rio-pretense. A entrada é de graça.

Serviço
Inscrições para a oficina do Festival 4 Estações
Até 23/11 (quinta-feira)
Inscrição online no site walissoncruz.com/4estacoes
Data da oficina: 27/11 (segunda-feira), às 14h
Local da oficina: Casa de Cultura Dinorath do Valle, em Rio Preto
Grátis

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *