Fundação Dorina Nowill promove sarau inclusivo e atividades formativas na jornada literária FrESTA

Terceira edição da Jornada Literária Apocalíptica segue até domingo (29), em Rio Preto, com atividades e apresentações no virtual e no presencial


Instituição paulistana que há mais de 75 anos se dedica à inclusão de pessoas cegas e com baixa visão por meio da produção e distribuição gratuita de livros em braile, falados e digitais acessíveis, a Fundação Dorina Nowill para Cegos promove uma série de atividades na terceira edição da FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica, em São José do Rio Preto, a partir desta quinta-feira (26).

O Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores será palco, nesta quinta (26), às 13h, de um sarau inclusivo, oportunidade em que os integrantes da Fundação Dorina demonstram como a leitura pode se estabelecer de diferentes formas.

Segundo Ewerton Correia, educador da Fundação Dorina, o sarau envolve várias linguagens artísticas, entre elas a dança, a literatura e as artes visuais – tudo feito por pessoas cegas ou com baixa visão.

Leitura inclusiva
Também nesta quinta (26), às 19h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, educadores da Fundação Dorina vão conduzir uma formação em Leitura Inclusiva. A atividade é voltada para educadores, artistas e pessoas interessadas no assunto. “Vamos discutir o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual”, sinaliza Correia.

Entre as questões abordadas nessa formação estão: o que é o Sistema Braille? Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?

Mediação de leitura
Na sexta-feira (27), a Fundação Dorina realiza duas atividades no Sesi Rio Preto. Das 13h30 às 17h, será realizada a oficina de mediação de leitura “Mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão”.

“Quando pensamos em mediação de leitura, é muito fácil pensarmos em primeiro lugar nos livros em tinta, com imagens e figuras coloridas. No entanto, o que acontece quando nosso público não tem a visão como recurso para acessar a leitura? O que significa de fato mediar uma obra? Pensando em tudo isso, propomos uma oficina para discutirmos o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva”, explica Correia.

A oficina de mediação de leitura é de graça e a inscrição pode ser feita antecipadamente no Meu Sesi.

A literatura para além dos livros será tema de uma mesa de debate programada para 19h, com a participação de educadores da Fundação Dorina e da contadora de histórias paulistana Kiara Terra. Todas as atividades são de graça e o link para inscrição está disponível no Instagram da Cia Apocalíptica (@cia.apocaliptica), companhia realizadora da 3ª FrESTA.

A participação do público na mesa de debate é de graça e os ingressos podem ser reservados no Meu Sesi.

A Fundação Dorina Nowill
A Rede de Leitura Inclusiva é um dos principais projetos da Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo, voltadas ao fomento do acesso à leitura e à informação para pessoas com deficiência. Por meio desse projeto, a instituição produz e distribui gratuitamente livros em braille, falados e digitais acessíveis, para bibliotecas e organizações de todo o Brasil.

Além de fornecer livros acessíveis, os educadores da Fundação Dorina engajam os profissionais que atuam como intermediários da leitura para que o público cego e com baixa visão também seja contemplado em suas atividades.

A Fundação Dorina também mantém uma biblioteca online com mais de 5 mil livros acessíveis para instituições e pessoas com deficiência. Ela pode ser acessada no site dorinateca.org.br.

As atividades que a Fundação Dorina promove na 3ª FrESTA, em Rio Preto, têm o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).

A Jornada Literária
Chegando à sua terceira edição em 2023, a FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica é uma iniciativa da Cia. Apocalíptica, de Rio Preto, que nasceu, em 2021, com a proposta de promover a leitura para além dos livros. Após duas edições realizadas inteiramente de forma remota, a FrESTA começa a ocupar, agora, diversos espaços da cidade, mas se mantendo no ambiente digital.

Com mais de 50 horas de atividades, a 3ª FrESTA traz uma programação diversificada, com a participação de artistas e coletivos de Rio Preto e outras cidades paulistas.

No ambiente digital, a jornada literária terá atividades no Youtube da Cia. Apocalíptica e no Zoom. No presencial, as atrações ocupam, além do Instituto dos Cegos, o Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, o teatro do Sesi, o projeto Maquininha do Futuro, o Mercadão, o Centro Social Estoril e o Centro Cultural Vasco.

A realização da terceira edição da FrESTA foi viabilizada pelo fomento do Edital ProAC Nº 26/2022 – Realização de ações de incentivo à leitura (presenciais e/ou online) no Estado de São Paulo, do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

Atividades da Fundação Dorina Nowill na 3ª FrESTA

Quinta-feira (26/10)
13h – Sarau Inclusivo, com Fundação Dorina (São Paulo/SP) | Literatura
Presencial: Instituto Rio-pretense dos Cegos Trabalhadores (Rua Dr. Cleu de Oliveiro Roma, 200

19h – Formação em Leitura Inclusiva | Literatura
Presencial: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto (Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381)

Sexta-feira (27/10)

13h30 – Oficina ‘Mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão’, com Fundação Dorina (São Paulo/SP) | Literatura inclusiva
Presencial: Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656)

19h – Bate-papo ‘Literatura para além dos livros’, com Fundação Dorina (São Paulo/SP) | Literatura inclusiva
Presencial: Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656)

Serviço
3ª FrESTA – Jornada Literária Apocalíptica
Até 29/10, na internet e em vários locais de São José do Rio Preto
Grátis
Programação completa e inscrições para atividades formativas no Instagram @cia.apocaliptica

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *