Grupo de Apoio à Loucura revisita sua trajetória ocupando todas as regiões de Rio Preto

A partir desta sexta (1), GAL promove GALeria, uma programação com apresentações artísticas, leituras dramáticas, exibição de audiovisual, oficinas, debates entre outras atividades


Coletivo rio-pretense que desde sua fundação, em 2010, alia sua pesquisa artística a temáticas e problemáticas relacionadas à diversidade e às vivências dissidentes, o GAL (Grupo de Apoio à Loucura) celebra a sua história de resistência com GALeria, mostra que será realizada a partir de sexta-feira (1), ocupando todas as regiões de São José do Rio Preto.

Viabilizada pela Lei Nelson Seixas – Edição 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, GALeria envolve cerca de 50 artistas e trabalhadores da cultura, com apresentações artísticas, leituras dramáticas, exibição de audiovisual, oficinas, debates entre outras atividades. Toda a programação é de graça.

“Vejo essa mostra como um momento de celebração, pois, ao resgatar a história do GAL, resgatamos também a história de inúmeros movimentos que lutam contra a desigualdade e a opressão que marginaliza corpos dissidentes em nossa sociedade. Ao longo da trajetória do coletivo, pudemos dialogar com os mais diferentes tipos de artistas, que potencializaram as discussões que o GAL propunha a cada novo trabalho”, comenta o multiartista Murilo Gussi, fundador do Grupo de Apoio à Loucura.

Segundo Murilo, o período de realização da GALeria abarca datas comemorativas importantes para públicos marginalizados como LGBTQIAPN+, negros, entre outros: o Dia Mundial de Luta Contra a Aids (1º de dezembro), o Dia Internacional da Pansexualidade (8 de dezembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro). Desta forma, GALeria quer propor discussões e reflexões reverenciando trabalhos artísticos que fazem parte do repertório criativo do GAL.

Entre esses trabalhos está “BLANCHE!” (2012), performance criada a partir do texto da peça “Um bonde chamado desejo”, de Tennessee Williams (1911-1983), e que, na GALeria, será alvo de uma atividade formativa que resultará em uma intervenção que ocupará feiras, praças e pontos de ônibus de todas as regiões de Rio Preto.

Cinco pessoas dissidentes serão selecionadas para participar de um workshop que será conduzido pelo fundador do GAL, no período de 2 a 4 de dezembro, no Sesi Rio Preto. Já a intervenção criada nesta atividade formativa vai circular pela cidade no período de 5 a 9 de dezembro. A inscrição é online e os cinco selecionados receberão ajuda de custo.

Entre os destaques da programação estão o Sarau das Liberdades e o espetáculo “Culto à AfroDita”, que serão realizados no Centro Cultural Vasco no dia 9 de dezembro; e o Cabaré – The Ball Celebration II, que fechará a programação da GALeria no dia 10 de dezembro, também no Vasco.

Performance ‘BLANCHE!’ (2012)

GAL, 13 anos
Fundado em 2010 pelo multiartista Murilo Gussi, o GAL (Grupo de Apoio à Loucura) busca aliar à pesquisa teatral temas considerados urgentes, como a incomunicabilidade e a intolerância com corpos dissidentes.

Compõem seu repertório, espetáculos híbridos autorais norteados por uma permanente pesquisa de linguagens, que flerta com a performance, com a música, com a poesia e com a cultura drag. Entre seus trabalhos estão o premiado manifesto musical “PUTO!” (2016), “Cabarexistência” (2017/2023) e “Experiência XSINDZIVXS” (2020), além de três montagens a partir da dramaturgia de Tennessee Williams, “CONDENADA!” (2011), “BLANCHE!” (2012) e “Me deixa Ouvir” (2014).

Desde seus primeiros trabalhos, o grupo recorre a depoimentos reais e traz à cena reflexões ativistas acerca da sexualidade, das identidades e, acima de tudo, da liberdade de expressão e de existência.

Em 2017, o GAL realizou, em parceria com demais artistas da cidade, a MADRE – Mostra de Artes da Diversidade e Resistência, que contou com três edições. No período de isolamento social, inspirado na proposta da mostra, o GAL concebeu o Cabaré da MADRE, que integrou a Mostra Cênica Resistências, em Rio Preto, com exibições pelo Youtube.

O primeiro semestre de 2023 foi marcado pela primeira edição presencial do Cabaré da MADRE, em parceria com a Cênica, e a produção do Sarau das Liberdades, no Sesc Rio Preto. Em julho, o grupo reestreou “Cabarexistência” no FIT Rio Preto, e em outubro participou do festival Satyrianas, em São Paulo.

GALeria – Programação completa

Dia 1/12 (sexta-feira)
19h – Bate-papo online ‘GAL apoia saúde mental’, com Carol Ferreira e Pietro Ramos. No Instagram @_grupodeapoioaloucura

No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, o GAL conversa sobre saúde mental na comunidade LGBTQIAPN+ com os psicólogos Carol Ferreira e Pietro Ramos. Ela é mestre em Psicologia pela PUC, subcoordenadora da Subsede do Conselho Regional de Psicologia de São José do Rio Preto e parceira da Associação Brasileira Intersexo. Ele tem pós-graduação em Psicologia Humanista e é pós-graduando em atendimento clínico das diversidades sexuais e de gênero.

De 2 a 4/12 (sábado a segunda-feira)
10h às 13h – Workshop ‘Ensaios sobre Blanchear’. No SESI (Av. Duque de Caxias, 4656 – Jardim dos Seixas). Inscrições online

A atividade formativa resultará em uma intervenção performática que será realizada nas dez regiões de Rio Preto Cinco pessoas dissidentes serão selecionadas para participar, de forma remunerada. Além delas, outras pessoas podem participar voluntariamente da atividade, que propõe a construção de um circuito cênico baseado na intervenção ‘BLANCHE!’ (2012), que faz parte do repertório do GAL.

De 5 a 9/12 (terça a sábado)
Diversos horários – Intervenção performática ‘BLANCHE! Nas Ruas’, com participantes do workshop ‘Ensaios sobre Blanchear’. Feiras livres, pontos de ônibus e praças públicas

Circulação da intervenção performática criada no workshop, que tem como base a obra ‘BLANCHE!’, realizada pelo GAL, de 2012 a 2016. A obra é inspirada em ‘Um bonde chamado desejo’, de Tennessee Williams. Na performance, a personagem central da peça interage com os transeuntes afirmando que “sempre dependeu da bondade de estranhos”.

Dia 8/12 (sexta-feira)
19h – Bate-papo online ‘Análise de repertório’, com Murilo Gussi, Malu Oliveira, Raphaela França, Cássio Henrique, Diego Neves e Jandilson Vieira. Na plataforma Zoom. Inscrições online

A proposta desse bate-papo online, cuja gravação será posteriormente disponibilizada no Youtube do GAL, é analisar, através de vídeos curtos e depoimentos, alguns trabalhos do coletivo rio-pretense. Murilo Gussi receberá Cassio Henrique, Diego Neves, Jandilson Vieira, Malu Oliveira e Raphaela França, que falarão sobre os espetáculos ‘Coma-me’, ‘CONDENADA!’, ‘BLANCHE!’, ‘Me deixa ouvir’, ‘PUTO!’ e ‘XSINDZIVXS’.

Dia 9/12 (sábado)
A partir das 18h – Celebração: GALeria no Centro Cultural Vasco (Rua São João, 1840 – Boa Vista). Classificação Indicativa: 16 anos.

18h: Feira – Coletiva Mãos Femininas
A Coletiva Mãos Femininas é um ajuntamento de mais de 200 mulheres artesãs de Rio Preto que tem como objetivo a valorização do fazer manual feminino, a defesa dos direitos das mulheres e a luta contra todas as formas de violência e opressão. A Feira Coletiva de Cultura e Arte se configura em um espaço permanente onde as artesãs podem expor e comercializar seus produtos, além de uma plataforma demobilização do empoderamento feminino.

19h: Sarau das Liberdades. Atividade com intérprete de Libras.
Sete artistas dissidentes estarão à frente desse sarau que tem como foco a palavra liberdade. Flertando com o teatro, a dança, a música e a poesia, o evento será marcado por apresentações, microfone aberto e a criação de uma obra visual ao vivo, a ser realizada pelo artista Deivison Philip.

Exposição

A obra criada pelo artista Deivison Philip durante o Sarau das Liberdades ficará em exposição no final de semana, juntamente com os fragmentos das poesias usadas no evento.

21h: DJ Julia Caputi – Rio Preto
Seu primeiro DJ set foi um especial Madonna, no saudoso Barteliê, em 2016. Já tocou em algumas casas de Rio Preto, como Catarina, Vila Dionísio, Frida, Vênus e Vasco. Suas referências são os primeiros DJ’s do Bronx, que iniciaram os bailes blacks nos EUA nos anos 1970, o samba-rock, o axé music e todos os ritmos afrobrasilis, passando também pelo pop e o funk.

21h30: GAL convida – ‘Nós’, Cia das Loucas – Presidente Prudente
NÓS é uma performance que parte da descoberta entre dois corpos que se permitem enfrentar os desafios que surgem através deste encontro, tendo como único elemento cenográfico, uma corda. Entre as amarras e os laços que um(a)corda possibilita, duas atrizes em cena denunciam, questionam e subvertem os lugares, os padrões e as violências dos corpos que experienciam a vida e suas relações às margens das expectativas impostas pela sociedade.

22h10: GAL convida – ‘Cemitério dos Vivos’, David Balt – Rio Preto
Inspirado na obra homônima de Lima Barreto, homem negro que marcou a história do país com sua literatura e apenas recentemente foi reconhecido como um consagrado escritor brasileiro, “Cemitério dos Vivos” discute a fome, a loucura, a situação de rua, o apagamento histórico da negritude e as reinvenções do povo preto, que segue reexistindo.

23h – Culto à AfroDita – Rio Preto
Criado em parceria com o duo musical Magia Negra, ‘Culto à AfroDita’ é um jogo, um ritual e um processo de retomada cultural. Ressignifica, desconstrói, soleniza e grita para além do fim do mundo tudo aquilo que se repete desde os ancestrais.

23h30: DJ Julia Caputi – Rio Preto

Dia 10/12 (domingo)
A partir das 18h – Celebração: Centro Cultural Vasco (Rua São João, 1840 – Boa Vista). Classificação Indicativa: 16 anos.

18h30 – Leitura Perfodramática
Serão apresentadas duas leituras de textos do repertório do GAL, com intervenções musicais. Os textos escolhidos foram ‘Coma-me’ (2010), trabalho inaugural do coletivo que fala sobre crise no amor e amor na crise, e ‘PUTO!’ (2016), premiado trabalho manifesto que traz à tona questões relacionadas à autoaceitação e à liberdade.

19h30 – Cine Exibição
Serão exibidos os trabalhos audiovisuais realizados pelo GAL:

Y SOLA MENTO e Experiência XSINDZIVXS – Com orientação de Clayton Nascimento, o trabalho foi contemplado, em 2021, pela Lei Aldir Blanc e foi construído durante o período de isolamento social.

PSI. COLAB – Com direção de Marcelo Denny, foi contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas em 2020. O trabalho também foi realizado no período de isolamento social e traz Psicorange, grupo musical influenciado pela pesquisa do coletivo GAL.

Aurora – Videoarte desenvolvida em parceria com o Agrupamento Núcleo 2, a partir de ‘BLANCHE!’ (2012).

20h30 – Cabaré – The Ball Celebration II
GAL realiza um cabaré com apresentação da drag convidada, Joana Black, com o quadro Drag Misteriosa, com DJ Lice Camargo e com a segunda edição do concurso que celebra o movimento Ballroom. Preta, latina e LGBTQIAPN+, a Cultura Ballroom foi criada em meados dos anos 1970, nos EUA. Os balls eram eventos políticos e de entretenimento, em que pessoas dissidentes podiam performar e se expressar sem amarras ou medos. Eles funcionavam como uma espécie de baile, com competições e premiações em diversas categorias.

22h30: DJ Lice Camargo – Rio Preto
Tocando desde 2017, Lice é conhecida na cena LGBTQIA+ do interior paulista por trazer pop, hyperpop, R&B, Rap e vogue pra pista, sempre servindo representatividade negra. Muitas vezes seu set se transforma involuntariamente em uma vogue ball. Residente do Lunar Club em Rio Preto, também faz parte do duo de DJs Double Penetration, projeto experimental de disseminação da cultura queer no interior do estado.

Serviço
GALeria
De 1 a 10 de dezembro de 2023
Diversos locais de Rio Preto e redes sociais do GAL
Grátis
Informações no Instagram @_grupodeapoioaloucura

Fotos: Guilherme Di Curzio/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *