Grupo de Apoio à Loucura seleciona pessoas dissidentes para performance em Rio Preto

Inscrição para a atividade remunerada da mostra GALeria pode ser feita pela internet. Performance é inspirada na personagem Blanche de Tennessee Williams


O GAL (Grupo de Apoio à Loucura) seleciona cinco pessoas dissidentes de São José do Rio Preto para participar de uma atividade formativa que resultará em uma performance urbana que percorrerá todas as regiões da cidade em dezembro, quando será realizada a mostra GALeria.

A mostra, programada para o período de 1 a 10 de dezembro, revisita o repertório do coletivo rio-pretense por meio de apresentações artísticas, leituras dramáticas, exibição de audiovisual, oficinas, debates, entre outras atividades. Toda a programação é de graça.

As cinco pessoas selecionadas vão participar, entre os dias 2 e 4 de dezembro, das 10h às 13h, no Sesi Rio Preto, no Jardim dos Seixas, do workshop “Ensaios sobre Blanchear”, que tem como base a obra “BLANCHE!” (2012), performance criada pelo GAL a partir do texto da peça “Um bonde chamado desejo”, de Tennessee Wiliams (1911-1983).

Segundo Murilo Gussi, fundador do GAL e responsável pelo workshop, a atividade trabalhará os principais conceitos relacionados à performance de 2012, visando a criação de uma nova ação performática, que vai circular pela cidade no período de 5 a 9 de dezembro, em praças, feiras livres e pontos de ônibus.

A inscrição para o workshop é online e as pessoas selecionadas receberão ajuda de custo. Além delas, outras pessoas podem participar voluntariamente da atividade formativa. A ficha de inscrição pode ser acessada aqui.

A GALeria
Coletivo rio-pretense que desde sua fundação, em 2010, alia sua pesquisa artística a temáticas e problemáticas relacionada à diversidade e às vivências dissidentes, o GAL (Grupo de Apoio à Loucura) celebra a sua história de resistência com a mostra GALeria, que será realizada no período de 1 a 10 de dezembro, ocupando todas as regiões de São José do Rio Preto.

Viabilizada pela Lei Nelson Seixas – Edição 2023, fomento cultural da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, a GALeria envolve apresentações artísticas, leituras dramáticas, exibição de audiovisual, oficinas, debates entre outras atividades. Toda a programação é de graça.

Entre os destaques da programação estão o Sarau das Liberdades, que ocupará o Centro Cultural Vasco no dia 9 de dezembro, e o Cabaré – The Ball Celebration II, evento inspirado nos tradicionais bailes de vogue e que fechará a programação da GALeria no dia 10 de dezembro, no pub Bronx, no Jardim Alto Alegre.

Serviço
Workshop ‘Ensaios sobre Blanchear’
De 2 a 4/12, das 10h às 13h
Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656 – Jd. Dos Seixas)
Inscrição online
Informações no Instagram @_grupodeapoioaloucura

Foto: Vinicius Dall’Acqua/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *