Rio Preto está na rota da itinerância da 47ª Mostra de Cinema de São Paulo

Sesc Rio Preto promove, entre 22 de novembro e 20 de dezembro, a exibição de filmes que integraram a última edição da mostra paulistana


O interior paulista volta a exibir filmes que integram a programação da Mostra Internacional de Cinema. A Itinerância Sesc leva uma parte da 47ª edição do festival para dez cidades. No Sesc Rio Preto, as exibições serão feitas entre os dias 22 de novembro e 20 de dezembro.

Seis filmes exibidos e premiados em diversos festivais internacionais integram a programação da itinerância: “La Chimera”, de Alice Rohrwacher; “Da Cor e da Tinta”, de Weimin Zhang; “Não Sou Nada”, de Edgar Pêra; “Como Você Se Atreve a Desejar Algo Tão Terrível”, de Mania Akbari; “Puan”, de María Alché e Benjamín Naishtat; e “Samsara – A Jornada da Alma”, de Lois Patiño.

Saiba mais sobre os filmes da Itinerância Sesc e as datas que serão exibidos em Rio Preto:

Puan, direção de María Alché e Benjamín Naishtat (Argentina, Itália, Alemanha, França, Brasil | Ficção)
Dia 22/11 (quarta-feira), às 20h

Sinopse: Marcelo leciona filosofia na Universidade Pública de Buenos Aires. Quando o chefe de departamento morre repentinamente, ele tem esperanças de ser promovido —afinal, dedicou anos da vida para dar aulas na instituição. Mas os planos do docente podem ser arruinados por Rafael, um professor com experiência em universidades europeias e que retornou à Argentina para brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção e dá início a uma batalha filosófica, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Vencedor dos prêmios de Melhor Atuação Principal, para Marcelo Subiotto, e de Melhor Roteiro no Festival de San Sebastián.

Samsara – A Jornada da Alma, direção de Lois Patiño (Espanha | Ficção)
Dia 29/11 (quarta-feira), às 20h

Sinopse: Todas as manhãs, um adolescente budista visita a casa de uma idosa para ler o “Bardo Thödol”, livro que serve como guia para o caminho entre a morte e o próximo renascimento. No último dia da mulher, o jovem sussurra os trechos finais da obra para ela, fecha os olhos e medita ao seu lado, enquanto ela embarca em uma jornada transformadora para além do que vemos. Vencedor do Prêmio Especial do Júri da seção Encontros do Festival de Berlim.

Não Sou Nada, direção de Edgar Pêra (Portugal | Ficção)
Dia 6/12 (quarta-feira), às 20h

Sinopse: Thriller psicológico que decorre dentro da cabeça de Fernando Pessoa. No seu Clube do Nada, habitado por heterônimos, o poeta consegue concretizar todos os seus sonhos. Mas a entrada em cena de uma mulher sofisticada, muito diferente da Ofélia do mundo real, começa a desestabilizar o clube, enquanto o ultrajante heterônimo vanguardista Álvaro de Campos disputa a autoridade de Pessoa de forma violenta. Exibido no Festival de Roterdã.

La Chimera, direção de Alice Rohrwacher (Itália, França, Suíça | Ficção)
Dia 13/12 (quarta-feira), às 20h

Sinopse: Todos têm sua própria Quimera, algo que buscam, mas nunca conseguem encontrar. Para uma gangue de ladrões de antigos objetos funerários e maravilhas arqueológicas, a Quimera significa o desejo pelo dinheiro fácil. Para Arthur, a Quimera se parece com a mulher que ele perdeu, Beniamina. Para encontrá-la, ele desafia o invisível e procura por toda parte em busca de um mitológico caminho para a vida após a morte. Numa jornada entre vivos e mortos, entre florestas e cidades, entre celebrações e solidão, desenrolam-se os destinos entrelaçados desses personagens, todos à procura da Quimera. Exibido no Festival de Cannes.

Como Você Se Atreve a Desejar Algo Tão Terrível, direção de Mania Akbari (Irã, Reino Unido | Documentário)
Dia 16/12 (sábado), às 16h

Sinopse: O diálogo de um corpo com a sua memória pictórica. O diálogo de um corpo com a sua visão masculina e patriarcal, realizada na imagem cinematográfica pré-revolução, e a expansão dessa imagem na nossa realidade cotidiana. Uma carta cinematográfica de um corpo para a visão masculina e histórica da imagem. Uma jornada pessoal no mundo reprimido das mulheres por meio de trechos de filmes que foram produzidos até a Revolução Iraniana, em 1979.

Da Cor e da Tinta, direção de Weimin Zhang (EUA, Brasil, China | Documentário)
Dia 20/12 (quarta-feira), às 20h

Sinopse: O documentário revela os percursos criativos, políticos e espirituais do principal pintor chinês do século 20, Chang Dai-chien (1899-1983). Da China pré-comunista à Argentina, passando por um longo período no Brasil, as aclamadas exposições em Paris e na Alemanha na década de 1960, assim como os últimos anos de Dai-chien na Califórnia e em Taiwan, num exílio de três décadas no Ocidente envolto em diversos mistérios. Por meio de entrevistas e materiais de arquivo inéditos, acompanhamos 30 anos de busca criativa e espiritual desse artista longe de sua terra natal.

Serviço
Itinerância Sesc – Mostra Internacional de Cinema
22/11, às 20h – Puan
29/11, às 20h – Samsara – A Jornada da Alma
06/12, às 20h – Não Sou Nada
13/12, às 20h – La Chimera
16/12, às 16h – Como Você se Atreve a Desejar Algo Tão Terrível 
20/12, às 20h – Da cor e da tinta
Sesc Rio Preto (Av. Francisco Chagas de Oliveira, 1333)
Grátis

Foto: Filme ‘Puan’ – Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *