História de Mazzaropi é uma das atrações do Festival Janeiro Brasileiro da Comédia em Rio Preto

UM CERTO SONHADOR

História de Mazzaropi é uma das atrações do Festival Janeiro Brasileiro da Comédia em Rio Preto

Até este domingo, dia 30 de janeiro, São José do Rio Preto será palco do Festival Janeiro Brasileiro da Comédia. Entre os espetáculos que serão apresentados, está o da Cia Artes das Águas, da cidade de Ibirá, que apresenta nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, às 19h, no teatro Municipal Humberto Sinibaldo, a peça “Mazzaropi – um certo sonhador”.

O espetáculo traz a vida do ator, produtor, cantor, diretor e comediante Amácio Mazzaropi, filho de  imigrantes italianos, criado na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, ator e diretor de grandes filmes como o famoso “Jeca Tatu”.

A vontade de encenar a vida de uma dos maiores artistas brasileiros foi despertada quando um crítico de teatro, vendo Antonio Bucca, diretor da Cia Arte das Águas, encenar um espetáculo em que ele interpretava um caipira, falou que via muito de Mazzaropi nele. A semente plantada a partir daí foi lançada para os atores da companhia. “Praticamente todos os atores já conheciam ou tinham ouvido falar de Mazzaropi, que está muito presente cultura do interior paulista e que muito mais do que representar o caipira, era um artista completo e sua arte era feita e reconhecida pelo público. Todos gostaram da ideia e começamos a produzir a peça”, comenta Bucca.

O processo de criação do espetáculo durou cerca de dois anos, entre pesquisas na internet, estudos de livros sobre sua biografia e até visita à cidade de Taubaté, onde Mazzaropi viveu boa parte de sua vida e fica o Museu que leva o seu nome, além da fazenda em que o artista foi criado e o estúdio onde ele rodava os filmes. 

Por meio da vida de Mazzaropi, o espetáculo conta a história do artista sonhador, que encontra dificuldades pelo caminho como a falta de apoio e as duras críticas, mas que acredita nos seus sonhos e não desiste de fazer e levar a sua arte ao público. “Mazzaropi é uma pessoa como ‘nóis mesmo’, complementa o diretor do Grupo.

Em sua biografia, Mazzaropi soma mais 32 filmes e dezenas de espetáculos produzidos. O artista trazia em suas obras a comédia popular por meio da figura do caipira paulistano. Em meio ao êxodo rural vivido no Brasil no século XX, ele trazia à cena a vida desse caipira de uma forma leve e cativante. “Mesmo os críticos da época falando mal de suas obras – que ele era retrógrado, a qualidade não era boa, que seus filmes eram tudo iguais –  ele levava milhões de pessoas e lotava as salas de cinema. Ele fazia sua arte para o público e não para os críticos. A plateia se reconhecia nos filmes e espetáculos dele e por isso ele é lembrado até hoje.”, revela Bucca.

“Mazzaropi – um certo Sonhador”, que estreou em julho de 2015 e já foi premiada em diversos Festivais pelo Brasil, apresenta diversas de músicas dos filmes de Mazzaropi, além de composições próprias do grupo. No elenco os atores Laísa Anselmi, Rian Gimenes, Antonio Bucca, Victor Castioni e o músico Ricardo Moisés. A dramaturgia é assinada por Antonio Bucca e Clara Roncati e a direção é de Fabiano Amigucci.

Quem assiste é tomado pela emoção e a sensação de sermos todos “um certo sonhador” e artista da nossa vida.

Confira abaixo a programação do Festival:

Espetáculos

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi

27/1 – sexta-feira, 19h – Mazzaropi – um certo sonhador | Cia Arteiros das Águas – Ibirá/SP

28/1 – sábado, 19h – Folia no Terreiro de Seu Mané Pacaru | Mamulengo da Folia – São Paulo/SP

29/1 – domingo, 19h – Auto da Compadecida | Grupo Vírus da Arte – São José do Rio Preto/SP

30/1 – segunda-feira, 19h – Os Mequetrefe | Parlapatões, Patifes e Paspalhões – São Paulo/SP

Oficinas

Local Casa de Cultura “Dinorath do Valle”

20 vagas – inscrições gratuitas a partir de 20/1

 26, 27 e 28/1, quinta, sexta e sábado, das 14h às 18h

Iniciação ao Clown, com Linaldo Telles  – Cia Policarpo de Teatro – São José do Rio Preto/SP

 29/1 – domingo, das 9h às 12h e das 14h às 18h

Palhaçaria e Comicidade Física, com Fernando Sampaio e Filipe Bregantim – LaMínima Teatro e Circo – São Paulo/SP

 Intervenção

Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Doce Espera

26 a 30 de janeiro, 18h às 19h

Gisele Lançoni

Escola Palhaçaria – São José do Rio Preto/SP

Anderson Niels

Cia Livre – São José do Rio Preto/SP


Serviço

Janeiro Brasileiro da Comédia

26 a 30 de janeiro

Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto

Ingressos gratuitos distribuídos com 1 hora de antecedência ao espetáculo

Realização: Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e apoio da Secretaria Municipal de Comunicação Social

Informações: www.riopreto.sp.gov.br

Texto: Thaís Alves | Notícias do Bem

Fotos: Jorge Etecheber | Colaboração

27/01/2017

27/01/2017 11:19

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *