Iguá completa três anos pronta para impulsionar movimento de transformação do saneamento

SANEAMENTO PARA TODOS

Iguá completa três anos pronta para impulsionar movimento de transformação do saneamento

A Iguá Saneamento, controladora da Esap, comemora três anos e se prepara para uma nova fase de transformações e crescimento. A companhia, que gere 18 operações e beneficia mais de seis milhões de clientes em cinco estados, marca esse importante momento com a chegada do novo CEO, Carlos Brandão, e uma agenda ambiciosa de crescimento. “Há três anos a Iguá atua com o propósito de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil, agora vamos acelerar o ritmo para também posicionar a empresa como a melhor plataforma de expansão e desenvolvimento do setor”, explica Brandão. 

Em Palestina, a companhia atua na captação, distribuição e tratamento da água e na coleta e tratamento do esgoto gerado pelos mais de 12 mil habitantes. A cidade se destaca no cenário nacional com 100% de cobertura de água e 97% de coleta e tratamento de esgoto. Esse trabalho é realizado por meio de um contrato de concessão assinado entre a Esap e a Prefeitura Municipal em 2007.

Além desses compromissos, a empresa atua junto à comunidade com projetos ambientais e socioeducativos conscientizando crianças e adolescentes estudantes da rede pública de ensino sobre a importância do saneamento básico para a vida e o meio ambiente. Para isso, foram realizadas no decorrer desses anos plantios de mudas, palestras educativas nas escolas, visitas monitoradas, caminhadas e concurso de redação, sempre com apoio da Prefeitura da cidade.

ETEEm um setor com desafios ainda bastante básicos, a Iguá se diferencia por sua visão estratégica de inovação, caminho que a companhia acredita ser primário para a solução de velhos problemas e para a evolução do saneamento. A Iguá foi pioneira na aproximação do setor com o ecossistema de startups, por meio do projeto Iguá Lab.

Em 2020, o programa foi ampliado com o lançamento do Grand Challenge Saneamento, parceria que visa reunir as melhores soluções das startups para evolução de todo o setor de saneamento. A ação ocorrerá no prazo de um ano em parceria com a 100 Open Startups (https://www.openstartups.net/site/challenges/saneamento/). 

Recentemente, a companhia também abriu inscrições para um curso online e gratuito de Design Thinking – metodologia de resolução de problemas aplicada por startups e pelas empresas mais inovadoras –, que tem como objetivo incentivar ideias criativas e promover mais olhares para o setor.

A companhia vem empregando tecnologias intersetoriais, pioneiras no saneamento, em suas operações para melhorar a eficiência operacional. A [CMF1]  também está presente no em outras ações como os acompanhamentos diários da perda de água no sistema com pesquisas por meio da mínima noturna (técnica utilizada para medir a pressão e a vazão de água), haste de escuta mecânica nos cavaletes residenciais da cidade e o Geofone que identifica o local exato do vazamento para que a manutenção seja efetuada no menor prazo possível. Com um trabalho estratégico e consistente, a empresa atingiu 16% de perda de água, muito abaixo na média nacional que é de 38,45%, segundo o estudo Perdas de água 2020 (ano base 2018) – Desafios à disponibilidade hídrica e necessidade de avanço na eficiência do saneamento, idealizado pelo Instituto Trata Brasil.

18/08/2020

18/08/2020 15:58

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *