Instituto oferece tratamento odontológico gratuito a milhares de crianças

POR MAIS SORRISOS

Instituto oferece tratamento odontológico gratuito a milhares de crianças

Já imaginou transformar a vida de milhares pessoas, dando a elas, literalmente, um motivo a mais para sorrir? Esse era um dos sonhos da cirurgiã-dentista Carla Renata Sarni que viu em sua profissão a possibilidade de transformar em realidade milhares de novos sorrisos e criou o Projeto Adote uma Criança e o Instituto Sorridents que têm o objetivo de promover de forma contínua a saúde bucal e ajudar a erradicar a cárie no Brasil.

Dr.O Instituto, que no ano passado atendeu mais de 21 mil pessoas – a expectativa é que esse número aumente para 40 mil em 2016 – oferece atendimento, principalmente, para crianças de comunidades carentes, prestando serviços de tratamento odontológico, além promover ações educativas e preventivas sobre a saúde bucal. “Morar bem, comer bem e ter saúde é um direto de todos. Uma criança não pede para nascer e nem escolhe a ‘conta bancária’ que vai ter quando chega ao mundo. Com o trabalho da Sorridents espero retribuir o que aprendi e ajudar a quem precisa”, conta a cirurgiã.

Com o Sorrimóvel – uma van equipada para o atendimento odontológico – , profissionais de odontologia e voluntários visitam comunidades carentes e realizam procedimentos como avaliação da saúde bucal, limpeza, aplicações de flúor, raspagem, restauração e ações socioeducacionais, visando à prevenção. Neste atendimento, os pequenos pacientes são cadastrados e no caso do tratamento ser mais complexo, eles são encaminhados à sede do Instituto que fica na Vila Císper, na cidade de São Paulo, ou em uma das mais de 200 unidades da rede Sorridents Clínicas Odontológicas, localizadas em 16 estados do país. Carla é a fundadora da rede Sorridents e as clínicas são parceiras no projeto.

SorrimóvelAlém da capital paulista, o atendimento nas comunidades já esteve em cidades como Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Campinas e os municípios do Rio de Janeiro como Belford Roxo, Duque de Caxias, entre outros. “O nosso sonho é que o Instituto tenha um van e cada estado e assim consiga ampliar o atendimento por todo o país”, comenta a cirurgiã-dentista.

Nayara da Silva Viana, hoje com 23 anos, foi um dos sorrisos que o projeto ajudou. Quando era estudante, ainda do ensino fundamental, ela teve a oportunidade de receber um tratamento odontológico em que teve seu dente da frente, que havia caído, restaurado, ainda passou um tratamento ortodôntico e teve orientação sob deixar  cuidados e prevenção. “Minha mãe não tinha condições de pagar um tratamento, ela sustentava a família sozinha e as crianças da minha escola sempre faziam brincadeiras e me deixavam de lado por causa do meu dente. O Instituto foi uma luz na minha vida”, revela.

Para realizar todas as ações, o Instituto conta com ajuda de voluntários, da parceria de empresas como a Colgate e a organização internacional ACFF – Aliança para um Futuro Sem Cárie -, recebe doações e arrecada notas fiscais. Se você quiser saber mais sobre o projeto acesse o site do Instituto Sorridents e ajude nessa causa “por um futuro com mais sorrisos”.

Dicas para os cuidados com a saúde Bucal da Criança:

– Até aos 7 anos, pelo menos uma vez por dia, são os pais que devem escovar os dentes da criança, pois nessa idade eles não têm muita coordenação e podem negligenciar algumas áreas a serem escovadas.
– O uso do fio dental é muito importante, pelo menos uma vez por dia.
– Não se esqueça de sempre escovar a língua.
– Criança até 6 anos de idade tem que usar pasta de dente sem flúor, especial para esta fase da vida
– Criança não pode comer pasta de dente, por causa do excesso do flúor no organismo que isso pode causar, além de ser esse um dos principais motivos para as manchas brancas que aparecem no dente quando jovem ou adulto.
– Os últimos quatro dentes devem receber atenção especial, pois eles não serão trocados.
– Em caso de bater o dente, fique atento à coloração, caso começar a escurecer leve ao dentista para que seja feita o tratamento correto.
– Dente de leite não pode cair fora de época, pois eles têm a função essencial de “guardar” o espaço para o dente permanente.
– O uso do enxague bucal é indicado de duas a três vezes por semana.
– Procure o odontopediatra para saber mais sobre o tratamento de celante que pode ajudar na prevenção de cáries e outros males no dente da criança.

Reportagem: Thais Alves / Notícias do Bem

Fotos: Arquivo Sorridents

11/04/2016

10/04/2016 21:06

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *