Jornalista e pesquisador contextualiza a guerra de Israel em palestra no Riopreto Shopping

Palestra ‘Entendendo a guerra de Israel’ será realizada neste sábado (21), às 9h30, na Sala 1 do Multiplex


O pesquisador e jornalista João Paulo Vani realiza, neste sábado (21), às 9h30, na Sala 1 do Multiplex do Riopreto Shopping, a palestra “Entendendo a guerra de Israel”. O evento, gratuito, é voltado ao público de todas as idades, e pede a colaboração com 1kg de alimento não perecível. Na palestra, ele apresenta fatos importantes que podem ter contribuído para o atual conflito que vem chamando à atenção do mundo.

Em 7 de outubro de 2023, o Movimento de Resistência Islâmica (mais conhecido como Hamas) lançou um ataque surpresa multifacetado contra Israel, o que pode ter consequências potencialmente devastadoras para a região.

Para Vani, a facilidade e a rapidez sem precedentes com que os militantes do Hamas conseguiram subjugar as defesas israelitas e infiltrar-se em áreas povoadas pode ser compreendida como a primeira grande consequência da guerra, e trata do estilhaçamento da perspectiva de que Israel era uma nação com superioridade militar, o mesmo efeito obtido pelos ataques do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

“O golpe humano, operacional e estratégico que o Hamas impõe a Israel, com fúria e devastação, bem como a imediata ameaça de retaliação, pode, sem dúvida, levar à mais sangrenta ação naquela região desde a invasão de Israel ao Líbano em 1982, quando o governo de Israel visou neutralizar as forças palestinas instaladas no sul do país”, comenta.

“Com a rápida escalada da violência e de diversas mudanças na frágil geopolítica da região, discutir questões históricas, políticas e econômicas que levaram à situação de guerra torna-se urgente”, finaliza Vani.

Serviço
Palestra ‘Entendendo a guerra de Israel’, com João Paulo Vani

Dia 21/10 (sábado), às 9h30
Sala 1 do Multiplex do Riopreto Shopping (Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363)
1kg de alimento não-perecível

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *