Livro reúne o melhor da culinária e turismo do Peru

Pedalando por Sabores

Livro reúne o melhor da culinária e turismo do Peru

Depois de pedalar 1050 quilômetros por Alemanha, Áustria e Itália, e desta experiência lançar o livro “Antes Tarde do Que Mais Tarde”, o casal de cicloturistas Osmar e Nádia Chor brinda os leitores com outra jornada espetacular.  Desta vez o lugar escolhido é a desconhecida “Rota Moche”, que abrigou importantes civilizações pré-hispânicas das Américas.

LivroO livro “Rota Moche” é o primeiro da série Pedalando por Sabores, projeto que tem como objetivo percorrer um país, ou parte dele, de bicicleta, sem equipe de apoio ou qualquer ajuda externa, revelando o turismo e a gastronomia locais.

O livro teve seu lançamento oficial no dia 30 de julho no Riopreto Shopping e contou com noite de autógrafos com o casal. O lançamento também abriu a exposição artística sobre a obra que ficará disponível para visitações de até o dia 7 de agosto, com histórias e fotos selecionadas da “Rota Moche”.  

A “Rota Moche” está localizada entre o litoral e a grande faixa de deserto do norte peruano, onde habitaram antigas civilizações, como Moche, Chavin, Chimú e Lambayeque. Cruzando de bicicleta parte do deserto, Osmar e Nádia passaram por 14 cidades, totalizando 450 quilômetros pedalados em treze dias. O casal revelou uma região pouco conhecida pelos próprios peruanos, com pirâmides, tumbas, museus, lugares sagrados e múmias dos principais líderes da cultura Mochica, que dominou o norte do país por 8 séculos, bem antes do surgimento dos Incas.

O livro traz 19 receitas de pratos, sobremesas, pimentas e bebidas típicas do país, com ingredientes característicos da região. Entre as receitas apresentadas, o ceviche, prato peruano mais conhecido no mundo, merece destaque.

OsmarSobre o autor e ciclistas

Osmar Chor é carioca, tem 57 anos e formou-se em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo, 1984, na Universidade Gama Filho. Começou a carreira como repórter, com passagens pelas rádios Nacional, Tupi e Globo, de onde transferiu-se em 1988 para a Rede Globo de Televisão. Em 1996, assumiu a gerência de jornalismo da TV Globo Juiz de Fora, atual TV Integração Zona da Mata. Ainda pela Globo, em 1999, foi para Cabo Frio comandar o jornalismo da TV Alto Litoral, atual Intertv. Um ano e meio depois, outra transferência, agora para Bauru, interior de São Paulo. Como gerente de jornalismo, acompanhou a transformação da TV Modelo para TV TEM, rede de afiliadas Globo presente em Bauru, Sorocaba, São José do Rio Preto e Itapetininga. Em 2008 assumiu a direção de jornalismo da Rede, onde permanece até hoje.

Nádia Chor tem 53 anos, é carioca e formada em biologia pela Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Foi professora de ciências, guia de turismo e atualmente é corretora de imóveis, em Sorocaba. Descobriu a bicicleta perto dos 50 anos ao acompanhar o Osmar e seus amigos. Se apaixonou e hoje é entusiasta em cicloviagens.

31/07/2019

31/07/2019 10:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *