Museu da Diversidade Sexual apresenta Mon Amour – o amor e sexualidade na obra de Caio Fernando Abreu

PATRIMONIO CULTURAL

Museu da Diversidade Sexual apresenta o amor e sexualidade na obra de Caio Abreu

Com objetivo de garantir a preservação do patrimônio cultural da comunidade LGBT brasileira, por meio da coleta, organização e disponibilização pública de referenciais materiais e imateriais, foi criado em maio de 2012, na cidade de São Paulo, o Museu da Diversidade Sexual (MDS), o primeiro da América Latina a trazer a temática LGBT.

As atividades culturais, educativas e expositivas do MDS têm foco especialmente nas identidades de gênero, orientações sexuais e expressões de gênero das minorias sexuais para estabelecer um espaço de convivência, manutenção da memória da população LGBT e potencializar estudos acerca da diversidade sexual.

Localizado dentro da Estação República do metrô (Linha 3 – Vermelha), na loja 518, o Museu funciona de terça a domingo, das 10h às 18h. A visitação é gratuita e com total acessibilidade. Além do seu acervo e exposições temáticas, o MDS realiza ao longo do ano lançamentos de livros, leituras dramáticas, performances, atividades de formação de público, palestras, rodas de conversas e outras atividades com a intenção de visibilizar a produção artística e cultural da população LGBT e com foco na diversidade sexual e possui ações itinerantes pelo Estado de São Paulo.

Mon Mour

Até o dia 28 de janeiro, o MDS apresenta a exposição “CAIO mon amour – amor e sexualidade na obra de Caio Fernando Abreu” e traz registros das obras e da vida do escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro Caio Abreu. A exposição tem curadoria de Paula Dip, que foi amiga pessoal do escritor, e projeto expográfico Zol Design.

ExposiçãooO poeta gaúcho Caio Abreu é considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira, referência em questoões relacionadas, diversidade sexual e aos direitos humanos.

A singularidade do autor está presente em cada detalhe da mostra. Aos que querem mergulhar ainda mais na exposição, há a possibilidade de datilografar os poemas de Caio F. Abreu ou usar o antigo mimeógrafo, reproduzindo, assim, trechos da obra dele. Fora isso, poemas destacáveis de autoria do autor estão por todo lado para os visitantes levarem de recordação.

Com entrada gratuita, a mostra reúne imagens e textos de Caio e uma linha do tempo com sua vida e obra, além de ensaios fotográficos de Marina Novelli, inspirados em contos de Caio Fernando Abreu, e projeções de trechos de um filme sobre o poeta. Dentro do museu foi recriado ainda um ambiente típico de boate dos anos 80.

Para saber mais sobre as atividades do Museu da Diversidade Sexual acesse www.mds.org.br e acompanhe as redes sociais do Museu. O agendamento de grupos para visitas pode ser feito pelo e-mail: [email protected]. Informações pelo telefone (11) 3882 8080.

SERVIÇO
Museu da Diversidade Sexual 
Estação República do Metrô (Linha 3-Vermelha), São Paulo/ SP
Horário de funcionamento: de terça a domingo das 10h às 18h – Entrada Gratuita

Texto: Thais Alves / Notícias do Bem
Fonte: www.mds.org.br / www.saopaulo.sp.gov.br
Imagens: arquivo MDS

18/01/2017

18/01/2017 07:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *