O que os pais estão fazendo para entreter as crianças dentro de casa?

CRIATIVIDADE EM TEMPOS DE QUARENTENA

O que os pais estão fazendo para entreter as crianças dentro de casa?

Devido à quarentena, as férias escolares foram antecipadas, os pais foram pegos de surpresa e com os filhos dentro de casa tiveram que se reinventar para que a rotina continuasse produtiva, organizada e divertida.

JaquelineOs pais além de trabalhar em formato home Office agora tem que dar atenção, amor e afeto 24 horas por dia, participando por inteiro das atividades com os filhos, restabelecendo vínculos familiares importantes.

“Não tem como negar que o trabalho aumentou muito depois da quarentena, com as crianças na escola eu adiantava as coisas de casa, fazia as refeições e ainda tinha tempo de trabalhar. Agora tenho que rebolar com o tempo”, diz Jaqueline Mataragia, mãe da Sophie (3) e do Adam (8), e que junto de sua amiga Karina Routman, criaram o @riopretokids, instagram com dicas, brincadeiras e programação de atividades para crianças em São José do Rio Preto e região.

Karina é mãe da Raísa (11) e em sua casa comenta que a rotina está completamente diferente, e agitada. “Tentamos fazer de tudo para inovar, o pai colocou um balanço na garagem, jogamos vôlei, brincamos com jogos de tabuleiros, jogos de celular”.

KarinaJaqueline diz ter se preparado para o isolamento. “Logo que percebi que realmente teria a quarentena e já fui separando alguns recicláveis para criar brincadeiras com as crianças, todo dia brinco um pouco de manhã e um pouco a tarde”.

Mesmo com tempo de sobra, a quarentena pode ser uma aproximação ainda maior entre pais e filhos que durará para o resto da vida. “Agora, os pais que não faziam as refeições juntos com os filhos podem aproveitar e fazer, além de agora ter tempo para jogar, brincar, assistir um filme e até conversar mais com os filhos”, diz Karina.

Jaqueline complementa, “Para quem consegue ficar com os filhos durante a quarentena é sem dúvida uma ótima oportunidade de ficar mais juntinho, dar e receber carinho e atenção”.

Antes da quarentena Karina e Jaqueline já tinham um diálogo com os filhos, mas relatam que depois da propagação do vírus no Brasil o diálogo se tornou bem mais frequente e transparente.

Jaqueline“A Sophie tem três anos, então não adianta muito explicar, mas mesmo assim converso. Quando vou ao mercado, explico que preciso ir sozinha, pois está muito sujo lá fora”, diz Jaqueline. Já com o filho de 8 anos a conversa foi outra, “ele é muito curioso, não tem como esconder, então tivemos que explicar tudo direitinho”.

Brincar de ficar em casa

Mesmo com as rotinas completamente diferentes, as coisas tendem a se tornar repetitivas, mas a criatividade não pode acabar.  Exemplo da empresária e jornalista Ayla Farias, mãe do Yuri, que conta que desde o isolamento social teve que reaprender a jogar xadrez. “As aulas de inglês continuaram sendo feitas online, duas vezes por semana, mas tirando isso, nossa rotina varia, vemos filmes, séries, estamos fazendo um curso de desenho online e temos jogado longas partidas de xadrez, o que eu precisei reaprender”.

Ayla diz respeitar o espaço e a individualidade do filho. “Eles também precisam ter seus momentos a sós, livres para brincar sozinhos ou fazer o que preferirem. Enquanto ele joga vídeo game e brinca no quintal, eu tenho lido bastante e trabalho um pouco.”

Segundo Ayla, um dos jeitos de fortalecer vínculos entre pais e filhos é participando na hora da brincadeira. “Com certeza, neste momento, muitos adultos estão precisando resgatar a criança que foram para poder brincar com os filhos. E brincar junto forma memória afetiva, assim contribui para os desafios, estimulando a autoconfiança e a autonomia dos seus filhos”.

“Brincando a criança aprende e, literalmente, se forma como ser humano, pois são as brincadeiras que possibilitam suas interações físicas, mentais e as construções sociais e emocionais.”, diz Ayla que complementa, “De acordo com um estudo da Universidade de Ulster, na Irlanda do Norte, publicado em 2011, adultos com um estilo de vida mais ativo e saudável tiveram uma infância repleta de brincadeiras”.

liveAyla convidou as influencers Jaqueline Mataragia e Karina Routman, do @riopretokids, para participarem de um bate-papo na sexta-feira, às 20h, no instagram do Riopreto Shoopping (@riopretoshoppingcenter) sobre como brincar em casa.

Além da conversa, as três darão dicas para os pais sobre o que fazer e quais as brincadeiras mais legais e criativas para entreter os pequenos. Tudo para reforçar ainda mais os laços e formar memórias incríveis com seu filho. E o melhor, sem sair de casa!

21/05/2020

21/05/2020 12:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *