Oficinas e curso para idosos exploram a prática da meditação e sua relação com a alimentação

PROGRAME-SE

Oficinas gratuitas para idosos exploram a prática da meditação e sua relação com a alimentação

Em um lugar livre de interrupções, sente-se com as pernas cruzadas. Sem se prender a nenhum pensamento, concentre-se em sua respiração, em uma imagem, um som ou na repetição de uma palavra (o famoso mantra). Esses são alguns passos para começar a meditar. A prática, que existe há milhares de anos, tem diversos efeitos positivos. Em setembro, os idosos são convidados a conhecer mais sobre a meditação, praticá-la e aprender sobre sua relação com a alimentação.

Estudada pelos cientistas de várias partes do mundo, praticada por milhões de pessoas há milhares de anos e atualmente recomentada pelos médicos, a meditação é uma técnica ancestral de autoconhecimento que tem demonstrado muitos benefícios. Grandes centros de pesquisa, como as universidades Columbia, Harvard, Stanford e Massachusetts, nos Estados Unidos, e pela Universidade Federal de São Paulo, já comprovaram tais resultados.

As descobertas apontam que meditar afeta as ondas cerebrais, tem bons efeitos sobre o sistema imunológico, é um antídoto ao estresse, alivia a dor, contribuem para a melhora na atenção e no relaxamento. Além disso, também pode reduzir o nível de ansiedade e corrigir comportamentos pouco saudáveis, conforme os cientistas estão descobrindo agora.

No Sesc Rio Preto, a meditação vai ser trabalhada durante o mês de setembro e os idosos podem participar de diversas oficinas e curso sobre o tema com Camila Muller, terapeuta ayurvédica e professora de Hatha Yoga.

Às sextas-feiras, Camila ensina técnicas de meditação que contribuem para a melhora na atenção e no relaxamento do corpo e da mente no curso “Práticas de Meditação”. A atividade tem início às 14h30.

A prática da meditação pode ser altamente influenciada por alguns alimentos. No dia 14, quarta, às 14h, a oficina “Meditação e Alimentação: princípios e influências” apresenta esta relação e ensina a fazer um prato vegetariano (salada de quinoa e kibe de cabotiã) e um suco verde.

Por fim, conheça os princípios alimentares da ayurveda, que podem auxiliar a prática meditativa e aprenda a fazer massalas (temperos) apropriadas para cada biotipo no dia 21, quarta, às 14h, na oficina “Meditação e Ayurveda”.

Todas as atividades são gratuitas e para participar é preciso se inscrever pelo e-mail: [email protected] ou na Central de Atendimento do Sesc. As vagas são limitadas.

Confira a programação completa:

CURSO

PRÁTICAS DE MEDITAÇÃO
Sextas, às 14h30.
Com Camila Muller, Terapeuta Ayurvédica e Professora de Hatha Yoga.
Aprenda técnicas de meditação que contribuem para a melhora na atenção e no relaxamento do corpo e da mente.
Local: Sala Uso Múltiplo – SESC Rio Preto. 30 vagas. Grátis.


MEDITAÇÃO E ALIMENTAÇÃO: PRINCÍPIOS E INFLUÊNCIAS
Dia 14, quarta, às 14h.
Com Camila Muller, Terapeuta Ayurvédica e Professora de Hatha Yoga.
A prática da meditação pode ser altamente influenciada por alguns alimentos. Nesta oficina, conheça esta relação e aprenda a fazer um prato vegetariano (salada de quinoa e kibe de cabotiã) e um suco verde.
Local: Sala de Expressão Artística – Sesc Rio Preto. 30 vagas. Grátis.


MEDITAÇÃO E AYURVEDA
Dia 21, quarta, às 14h.
Com Camila Muller, Terapeuta Ayurvédica e Professora de Hatha Yoga.
Conheça os princípios alimentares da ayurveda, que podem auxiliar a prática meditativa e aprenda a fazer massalas (temperos) apropriadas para cada biotipo.
Local: Sala de Expressão Artística – Sesc Rio Preto. 30 vagas. Grátis


Reportagem: Redação / Notícias do Bem 

Foto: Divulgação / Luka Radikovic

09/09/2016

09/09/2016 08:57

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *