ONG resgata animais abandonados, conscientiza e promove a adoção responsável

FILHOS DE QUATRO PATAS

ONG resgata animais abandonados, conscientiza e promove a adoção responsável

Filhos de quatro patas! É assim que Silvana Carvalho, fundadora do Grupo Patas, enxerga os quase 350 cachorros que ela cuida no abrigo. Basta um assovio e todos estão ao lado dela, dando carinho da maneira que só eles sabem dar e da forma que ela adora receber. Essa relação de cumplicidade e amor nasceu há 13 anos, quando ela começou a resgatar esses animais.

O Grupo Patas é uma ONG (Organização Não Governamental), de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, que atua na proteção de animais. São cachorros de rua vítimas de maus tratos, abandono, casos de acidente, doenças graves e outras ajudas especiais. Atualmente, o Patas cuida de mais de 300 cachorros, que consomem, em média, duas toneladas de ração por mês, que precisam de tratamento veterinário, medicamentos e, principalmente, castração. Depois de todo esse processo, o animal é colocado para a adoção e tudo isso é mantido apenas com doações.

“Quando resgatamos esses animais, nossa intenção é cuidar e dar uma nova chance de vida a eles. Nesses 13 anos de existência, o abrigo resgatou milhares de animais e, com isso, salvamos muitas vidas, que acreditamos ter a mesma importância que a dos seres humanos”, revela Silvana sobre o importante e gratificante processo de resgatar um animal abandonado, cuidar dele e dar um novo lar, repleto de carinho.

CeliaComo tudo na vida, quando algo é feito com parcerias e amigos, fica menos difícil e, com o Grupo Patas, não é diferente. O abrigo é mantido somente com doações e pessoas que trabalham e cuidam por amor, como é o caso da Célia Carvalho, irmã da Silvana. Célia está no Grupo Patas desde o começo e resumi em apenas uma frase o esse trabalho, que se tornou uma missão. “Eles são a minha vida!”.

E depois de todo esse cuidado, vem a parte mais difícil, que é encontrar um novo lar para esses animais. “Na maioria das vezes, as pessoas querem um animal de raça, bonito e saudável. Eu sou o oposto, sempre olho para aquele que está precisando mais de cuidado e carinho”, essa declaração é da Edna Santos, que adotou o Romeu há mais de 3 anos. Ela conta que o encontrou abandonado na rua, embaixo de chuva e ainda bebê e o levou para o abrigo, para que ele tivesse todos os cuidados necessários. Depois de alguns dias, já melhor, a Edna o adotou. “Ele nasceu com um probleminha de saúde, que a gente tratou, mas ainda ficaram algumas seqüelas. Hoje ele é paraplégico, anda de cadeira de rodas e é o meu amor!”

Quando a gente vê histórias assim, tanto de quem resgata, quanto de quem adota, a única palavra que vem à nossa cabeça que traduz essa situação, é a palavra amor. Pessoas que, muitas vezes, deixam de fazer algo por elas, para fazerem por esses animais e sem pensar em nada em troca. Elas acolhem, depois de alguém ter abandonado. Elas cuidam e amam, depois de alguém ter maltratado.

Quem quiser ajudar o Grupo Patas, a partir de hoje, 7 de abril, até domingo (9/04), eles vão participar do Riopreto Solidário, no Riopreto Shopping, vendendo lindos copos personalizados com a logo do abrigo, no valor de R$10 cada. Toda a renda vai ser revertida para o abrigo, com o propósito de ajudar na melhoria das condições em que esses cachorros vivem, além do pagamento das despesas de manutenção da ONG. Para saber mais sobre esse lindo projeto, acesse a página do Facebook  do Grupo Patas ou ligue para (17) 991670193 e saiba sobre os trabalhos, como adotar um cachorrinho e participar dessa causa.

Reportagem:  Andressa Zafalon / Notícias do Bem
Fotos: Ricardo Boni / Notícias do Bem

07/04/2017

07/04/2017 09:56

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *