Ouvir as crianças faz bem

SOLTANDO A VOZ

Ouvir as crianças faz bem

Neste Dia das Crianças, nós, do Notícias do Bem, saímos da nossa Redação para dar voz às crianças e saber o que é ser do Bem pra elas. Com respostas simples, porém profundas elas afirmam que o Bem está diretamente relacionado à solidariedade, a super heróis, ao cuidado com a natureza e animais, ao mundo dos Dragões e a brincar com os amigos.

Especialistas garantem que ouvir os pequenos é uma grande aula e esse tipo de conversa deve ser cada vez mais comum, sendo um grande aprendizado para as crianças e também para os adultos. Monica Soares, psicóloga clínica e terapeuta sexual, explica que uma criança que é ouvida torna-se um adulto seguro e pronto para expor suas emoções sem medos, sem preconceitos, e de contrapartida, os adultos aprender muito ao ouvir uma criança por resgatar coisas perdidas ao longo da vida como a alegria, a espontaneidade. “Adultos inseguros, na maioria das vezes, foram crianças sem voz ativa. Boas conversas entre adultos e crianças são verdadeiras terapias”, conta.

No livro Como Ouvir as Crianças (Dis-moi pourquoi?, original em francês), a psicanalista e especialista em psicanálise infantil Claude Halmos fala muito bem sobre essa questão. “A palavra e o diálogo são importantes não apenas para a educação das crianças, mas também para a formação da visão de mundo delas como pessoas. Tudo lhes é desconhecido: elas acabam de chegar ao planeta, estão perdidas e ignoram o que acontece ao redor delas. Por isso, é necessário que todas as coisas lhes sejam explicadas: o dia, a noite, as estações do ano, a cidade. A educação delas não pode ser construída sem muita conversa”, descreve em um dos capítulos.

A psicanalista também alerta que uma criança que não conversa com seus pais não consegue compartilhar os seus sentimentos mais profundos e importantes de forma adequada, não consegue ter consciência do seu valor como pessoa (e por isso se sente desvalorizada e menosprezada), impedindo o desenvolvimento pleno de sua inteligência.

O pesquisador Nick Lee realizou em 2010 pesquisas que apontaram ser possível também ouvir e dar voz às crianças, valorizando o conhecimento e a cultura infantil, por meio dos desenhos que revelam muitas vezes o que é silenciado pelas crianças, sendo uma nova opção de escuta que é utilizada por profissionais da educação, psicólogos e pode ser exercitada em casa pelos pais.

Stefani, 8 anos,

Ser do bem é saber dividir as coisas. Eu sempre divido meu lanche com minhas amigas.

Amanda,Amanda, 8 anos,

Ser do bem é muito divertido. Eu adoro ajudar as pessoas e isso é ser muito do bem.

Francisco,Francisco, 6 anos,

Ser do bem é cuidar das árvores, dos animais, das plantas.

Isabele,Isabele, 6 anos.

Ser do bem é cuidar do nosso planeta e não jogar nada no chão.

Camily,Camily, 5 anos.

Ser do bem é ajudar a nossa natureza.

Vinicius,Vinícius, 6 anos.

Ser do bem é brincar muito com os amigos.

AnnaAnna Júlia, 8 anos.

Ser do bem é cuidar dos peixes.

Ester,Ester, 12 anos.

Ser com bem é ter muito amor, carinho, ser feliz e ouvir muita música.

Caio,Caio, 4 anos.

Ser do bem é não fazer o mal. É cuidar das pessoas, do dragão e não jogar lixo nas ruas.

Gabriel,Gabriel, 4 anos.

Ser do bem é ser bonzinho, obedecer a mamãe e salvar as pessoas igual os heróis.

12/10/2016

12/10/2016 00:41

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *