Palestina avança rumo à universalização dos serviços de água e esgoto

Saneamento

Palestina avança rumo à universalização dos serviços de água e esgoto

MoradiresQuem mora em Boturuna, pequeno distrito de Palestina, na região Noroeste do Estado de São Paulo, tem acompanhado o avanço da implantação do sistema de tratamento de esgoto no Distrito. Até o momento, já foram executados 2.830 metros de redes coletoras e cerca de 50 poços de visita de um total de 3.880 metros, correspondendo a 73% de conclusão da obra.

Mais de 200 pessoas, que atualmente convivem com o mau cheiro causado pelo esgoto a céu aberto, serão beneficiadas por meio da instalação de redes coletoras, ramais domiciliares, emissários e um sistema de tratamento. A previsão de término da obra é para o segundo semestre deste ano. A construção, que teve início em janeiro, conta com um investimento da ordem de R$ 1 milhão.

Segundo o diretor geral da Esap, Antonio Hercules, os moradores do local ganharão saúde e qualidade de vida com a obra, já que a falta de saneamento gera proliferação de inúmeras doenças parasitárias e infecciosas, além de trazer benefícios para o meio ambiente. “Com este sistema, 95% do esgoto gerado em Palestina será tratado. Ainda este ano, vamos concluir a construção da infraestrutura de esgoto em Jurupeba, chegando a universalização com 100% de cobertura de água e esgoto no município”, explica.

Além de coletar o esgoto das residências, as redes coletoras que estão sendo instaladas afastarão o esgoto das ruas do Distrito e levarão para um sistema com capacidade para tratar cerca de 145 mil litros de esgoto por dia.

25/04/2019

25/04/2019 12:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *