Projeto de Jorge Etecheber leva a uma viagem dentro da fotografia

REVELAÇÃO

Projeto de Jorge Etecheber leva a uma viagem dentro da fotografia

Diafragma, fotômetro, obturador? No mundo digital em que estamos mergulhados, tais palavras podem soar bem estranhas, mas elas compõem uma das artes mais antigas da humanidade: a fotografia. E para ajudar a desvendar um pouco desse universo é que o fotógrafo Jorge Etecheber realiza neste início de mês de maio um projeto especial composto de uma exposição e de uma oficina didática.

OficinaO pontapé inicial acontece no dia 1º de maio, quando o público que comparecer ao laboratório de Etecheber – uma das principais referências da fotografia rio-pretense – , localizado no bairro Santa Cruz, vai se deparar com que ele mesmo definiu como a “Exposição da Instalação Revelação”. Nada mais que o próprio laboratório, com suas luzes vermelhas e seus instrumentos peculiares que materializam a captação da luz, transformado ao mesmo tempo em um espaço didático e artístico.

Será uma grande oportunidade neste feriadão, quando as pessoas poderão conhecer de perto toda a parafernália a serviço da arte fotográfica, muito antes da era digital reduzir quase tudo a apenas alguns cliques ou toques: câmeras fotográficas analógicas (nas quais se utilizam filmes), ampliadores, projetores de slides, entre muitos outros dispositivos, além é claro do próprio espaço da revelação fotográfica onde a “mágica” acontece e o que era luz (ou escuridão) ganha vida.

Para auxiliar nessa experiência, Etecheber preparou até mesmo uma “máquina fotográfica gigante”, que comporta até seis pessoas dentro, para que seja possível compreender (e sentir!) melhor o processo fotográfico.

Oficina“Fotografar com câmera de filme, revelar o negativo e ampliar uma fotografia em laboratório, assistir a imagem se formando no papel preto e branco… São sensações, cheiros e poesia que não se conhecem mais”, afirma o fotógrafo.

Quem se interessar a partir deste primeiro contato, poderá se inscrever para participar da “Oficina Revelação”, que acontece nos dias 4, 5 e 6 de maio, numa carga horária total de 20 horas.

Na primeira etapa, dia 4, sexta-feira, das 19h às 22h), vai acontecer a apresentação do projeto – “Introdução à Fotografia Analógica”. Será a oportunidade para os participantes entenderem mais sobre a luz e o processo de formação da imagem, os mecanismos e funcionamento da câmera analógica (diafragma, fotômetro, obturador, lentes e objetivas), profundidade de campo e filmes – sensibilidade, tipos, formatos – e manuseio das câmeras analógicas.

Na segunda etapa, dia 5, sábado, das 9h às 18h, acontecerá uma saída fotográfica supervisionada e depois a revelação, em laboratório, dos filmes utilizados nessa experiência.

Na terceira e última etapa, dia 6, domingo, das 9h às 13h, das 14h às 18h30, será feita a seleção das fotos através dos negativos a serem ampliadas em laboratório e também a ampliação das fotos selecionadas no laboratório fotográfico. Por último, a montagem da Exposição Fotográfica Revelação.

“A fotografia analógica é de grande importância para o entendimento de como chegamos ao sistema digital atual. Por isso que o nosso público alvo é amplo, inclui os fotógrafos da nova geração e também amantes da arte fotográfica, atendendo no máximo de 10 participantes”, explica Etecheber.

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO DA INSTALAÇÃO “REVELAÇÃO”

Dia 1 de maio – das 16h às 22h, abertura do espaço expositivo da oficina “Revelação”

OFICINA “REVELAÇÃO”

Dias 4, 5 e 6 maio – carga horária de 20 horas

Local: laboratório fotográfico de Jorge Etecheber – Rua Silva Jardim, 4053 – bairro Santa Cruz, Rio Preto

26/04/2018

26/04/2018 18:07

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *