Quarteto de cordas faz concertos didáticos em escolas de Rio Preto

Quarteto Rio-pretense visitou três escolas municipais da cidade nesta segunda (5), apresentando a música instrumental de forma lúdica para as crianças

A música instrumental embalou a segunda-feira (5) de três escolas da rede municipal de São José do Rio Preto, que receberam uma apresentação especial do Quarteto Rio-pretense. Trata-se de um projeto da violinista Camila Schneck, integrante do quarteto de cordas da cidade, que promove a realização de concertos didáticos concebidos especialmente para as crianças, de modo a sensibilizá-las para a arte da música.

O Quarteto Rio-pretense se apresentou nas escolas municipais “Rita Mendes Mambreu” (Engenheiro Schmitt), “Dunalva do Amaral Farath” (Estância Navarrete) e “Jandira Caetano Ribeiro” (Alvorada). “O repertório foi composto de composições contemporâneas, que são conhecidas das crianças, além de clássicos como Mozart e Villa-Lobos. Também apresentamos arranjos para seis músicas do folclore brasileiro. A troca de informações com as crianças se estabeleceu durante toda a apresentação. Elas tiveram a oportunidade de conhecer os instrumentos de corda de uma forma bastante lúdica”, comenta.

Além de Camila, o Quarteto Rio-pretense conta com os instrumentistas Giovanna Nunes (violino), Adriano Reis (viola) e Walisson Cruz (violoncelo). Os concertos didáticos tiveram a participação da atriz Mayara Martinelli, que também é violinista. “A Mayara [Martinelli] conduziu a nossa apresentação, interagindo com as crianças e trazendo curiosidades sobre os instrumentos e as composições apresentadas”, explica Camila.

A idealizadora dos concertos didáticos destaca que boa parte das crianças nunca tiveram contato com os instrumentos de cordas usados nas apresentações do projeto, e algumas despertaram o interesse no aprendizado da música. “Em todas as escolas que visitamos, as crianças perguntavam sobre como poderiam aprender a tocar, com qual idade era possível. O projeto é uma forma de incentivá-las para o aprendizado da música”, diz.

O projeto de concertos didáticos foi contemplado pelo Prêmio Nelson Seixas 2022, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. É a quinta vez que um projeto do Quarteto Rio-pretense é contemplado. No mais recente deles, no ano passado, devido à pandemia, ele envolveu apenas a criação de arranjos para músicas do folclore brasileiro, que podem ser acessadas gratuitamente no canal da violinista no Youtube (Camila Schneck Violino).

Saiba mais sobre o Quarteto Rio-pretense no Instagram: @quartetoriopretense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *