Quarteto de violoncelos realiza concertos didáticos em 5 escolas municipais de Rio Preto

Apresentações do Black River Cello Quartet serão realizadas nesta segunda (2) e no dia 9, possibilitando às crianças o contato com a música de concerto


Possibilitar às crianças de escolas municipais de São José do Rio Preto o contato com a música de concerto. Essa é a proposta do projeto “Série de Concertos Didáticos dos Violoncelistas Rio-pretenses”, uma iniciativa do Black River Cello Quartet que contemplará cinco unidades de ensino da cidade com apresentações de concertos didáticos nesta segunda-feira (2) e no próximo dia 9.

Idealizado pela violoncelista Suellen Nayara Costa, rio-pretense que é aluna da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto, a Alma, o projeto foi contemplando no Prêmio Nelson Seixas 2023, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.

Nesta segunda (2), os concertos didáticos serão apresentados nas escolas municipais Fada Azul (Vila Anchieta), às 8h30, e Príncipe Encantado (Parque Industrial), às 10h30 e 13h30. No próximo dia 9, elas serão nas escolas municipais Céu Encantado (Vila Maceno), às 7h30, Celeste Maria Almeida Gouveia (Vila Anchieta), às 9h15, e Luzia Penha (Jardim Canaã), às 13h30.

O concerto didático permite ao público uma imersão na música de concerto, já que ele não se restringe apenas a apresentação de um repertório, envolvendo o compartilhamento de informações e curiosidades sobre os instrumentos e as composições. Ou seja, trata-se de um concerto em que os estudantes vão interagis com os instrumentistas.

O Black River Cello Quartet é formado por jovens violoncelistas de São José do Rio Preto que buscam ampliar o público da chamada “música clássica”: aquela tocada por instrumentos característicos de orquestra. Dois instrumentistas do quarteto, Gabriela Oliveira Alves e Walisson Cruz, são bacharéis em música pela FFCLRP/USP, e Guilherme Henrique da Silva e Suellen Nayara Costa são alunos da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto, a Alma. Todos têm em seu histórico um contato próximo com projetos sociais, seja como alunos ou como professores.

O arranjador do projeto, Walisson Cruz, é violoncelista e arranjador também na Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos. Segundo ele, é muito importante que as crianças tenham contato com a esfera cultural tão cedo quanto possível, para que ganhem referências artísticas e humanísticas que os nutrirão para constituírem bons cidadãos no futuro. “O contato com a arte e cultura transforma vidas, tira os jovens de maus caminhos e mostra para eles que o futuro cada vez mais exalta a criatividade”, argumenta Cruz.

A proponente e diretora artística do projeto, Suellen Nayara Costa, é uma jovem entusiasta da música clássica na cidade. Ela e Guilherme Henrique da Silva, também membro do quarteto, criaram a primeira edição do Encontro de Violoncelos de Rio Preto que, no ano passado, contou, inclusive, com uma participação internacional. “É uma felicidade muito grande poder ver a nossa cidade se enchendo de música, de arte, de vida, e esperamos pleitear novos fomentos culturais no futuro para que ampliemos as nossas atividades”, comemora Suellen.

Serviço
Série de Concertos Didáticos dos Violoncelistas Rio-pretenses
Dia 2/10:
E.M. Fada Azul (8h30) e E.M. Príncipe Encantado (10h30 e 13h30)
Dia 9/10: E.M. Céu Encantado (7h30), E.M. Celeste Maria Almeida Gouveia (9h15) e E.M. Luzia Penha (13h30)
Grátis

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *