Repertoriando chega o episódio 100 com legado cultural e literário

Acervo do programa de rádio e podcast feito pela rede municipal de ensino está disponível on-line

O Repertoriando, programa de rádio e de podcast desenvolvido pela Prefeitura de São José do Rio Preto, chega neste mês de setembro ao seu episódio de número 100, com o legado de um diversificado acervo cultural e literário. Transmitido pela rádio municipal Educativa FM e disponível em plataformas on-line, o programa é produzido por educadores da rede municipal de ensino, em uma ação conjunta das secretarias de Educação e Comunicação.

O primeiro episódio foi ao ar no dia 5 de abril de 2021, com a missão de democratizar o conhecimento por meio do rádio e das plataformas de podcast, em meio à pandemia causada pelo novo coronavírus e a consequente suspensão das aulas presenciais. 

“O Repertoriando não nasceu para ser uma aula no rádio. Pelo contrário: a gente pensou em uma programação com conteúdos educativos, que estimulassem a leitura, ampliassem o repertório literário de alunos e familiares e despertassem esse comportamento leitor, o incentivo à pesquisa e a busca por conhecimento”, afirma o professor formador José Antônio Borges, que dirige o programa e compõe a equipe de roteiristas e apresentadores ao lado das professoras Ieda Alves Lugli, Reni Trombi, Rô Ribeiro e Vanessa Passarim.

Assim, a estrutura do Repertoriando foi planejada para que a obra de autoras e autores fosse o ponto de partida, com o quadro “Sala de Leitura”, seguido de “A Música do Dia” e “Aprendendo Mais”. Cada programa tem duração entre 10 e 15 minutos.

“Quem acompanha os programas já notou que a gente sempre parte da leitura. Depois, trazemos uma música que dialoga com o texto inicial e finaliza com mais informações ou uma atividade complementar, como uma dica de filme ou de brincadeira”, diz José Antonio.

As obras literárias referenciadas nos programas são, em grande parte, de autoras e autores brasileiros, mas há espaço também para outras culturas. Entre os nacionais, há textos de Carlos Drummond de Andrade, Carolina Maria de Jesus, Cecília Meireles, Clarice Lispector, Emicida, Fernanda Takai, Fernando Sabino, Guimarães Rosa, João Anzanello Carrascoza, Lygia Fagundes Telles, Moacyr Scliar e Sérgio Vaz, entre outros. Já entre os estrangeiros, são citados Antje Damm, Audrey Wood, Babette Cole, Irmãos Grimm, Mia Couto, Sam McBratney, Stephen Michael King e Trish Cooke.

“O Repertoriando é daqueles projetos que nos dão muito orgulho, ainda mais agora, chegando ao episódio 100 com resultados muito expressivos, graças ao envolvimento de muitas pessoas e ao empenho de nossos educadores. Ele foi um grande aliado do ensino remoto na pandemia e veio para ficar, mesmo com o retorno ao presencial”, afirma a secretária de Educação, Fabiana Zanquetta de Azevedo.

Acesso

O Repertoriando está disponível no portal da Educação Digital (https://digital.educacao.riopreto.br/repertoriando) e nas plataformas de podcast Spotify, Google PodCast, Anchor, RadioPublic, Pocket Casts e Breaker. O Spotify e sua subdivisão Anchor representam 94% dos acessos. 

O Brasil é o país de origem de 99% da audiência dos episódios, mas também foram registrados acessos a partir de França, Honduras, Portugal e Estados Unidos. 

Na Rádio Educativa FM (106,7 MHz), os episódios inéditos são transmitidos às 8h e reprisados às 20h. A cada dia da semana, o episódio tem como público alvo principal um grupo de ciclos ou anos escolares: segunda-feira, ciclo III (6º e 7º anos); terça-feira, ciclo IV (8º e 9º anos); quarta-feira, Educação Infantil; quinta-feira, ciclo I (1º, 2º e 3º anos); sexta-feira: ciclo II (4º e 5º anos). O primeiro episódio foi ao ar no dia 5 de abril de 2021.

Resultados

O Repertoriando vem fazendo a diferença na vida dos ouvintes e também na dos próprios integrantes da equipe que desenvolve o programa. “Com certeza, essa parceria das secretarias de Educação e Comunicação foi muito certeira, com o engajamento de professores e da gestão, trouxe essa possibilidade de levar cultura, música, literatura, autores, brincadeiras, conhecimentos, para todos os nossos ouvintes. Isso é maravilhoso! É uma oportunidade que a gente agarrou com todas as nossas forças, porque a gente acredita muito no que faz”, afirma a professora Reni Trombi.

O retorno das famílias de alunos da rede municipal também tem sido um motivador para o grupo. “Tem muita gente ouvindo nosso programa e fazendo coisas incríveis por meio dele. Temos recebido retorno através de escolas municipais e parceiras, que têm trabalhado nossos programas em encontros virtuais ou em sala de aula. É muito bacana o que chega pra gente, que as crianças têm gostado muito, têm aproveitado as nossas dicas no ‘Aprendendo Mais’, escutado nossas músicas. É um prazer saber que estamos chegando nas famílias”, diz Rô Ribeiro.

Para Vanessa Passarim, o estímulo ao desenvolvimento dos alunos e demais ouvintes vai além do conteúdo de cada programa: “Pensamos não só no texto ou na música, mas em conteúdos que pudessem alavancar e auxiliar na construção do pensamento crítico. Fizemos uma pesquisa muito grande e acredito que as nossas escolhas realmente contribuíram para a formação cidadã.”

REPERTORIANDO – LINKS
Rádio Educativa FM – 106,7 MHz
Educação Digital
Breaker
Google Podcasts
Pocket Casts
Radio Public
Spotify

Texto: Victor Augusto / Secretaria Municipal de Educação
Ivan Feitosa/Pref. Rio Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *