Sesc lança ação digital com o objetivo de estimular a produção cultural da região

PROGRAMAÇÃO ONLINE

Sesc lança ação digital com o objetivo de estimular a produção cultural da região

Desde que a quarentena foi decretada no estado de São Paulo as unidades do Sesc fecharam temporariamente suas portas físicas para evitar a propagação do novo Coranavírus. Com isso, artistas, profissionais de criação e da área esportiva, que tinham um espaço dentro das unidades do Sesc para apresentar suas produções, também foram impactados tanto economicamente como socialmente. Outra parcela da população que também foi afetada com o isolamento.

Porém, apesar do distanciamento, o isolamento social trouxe novas configurações de convívio, possibilitadas pela internet e pelos meios de comunicação atuais. Neste cenário, com o objetivo de estimular a produção cultural e esportiva local de forma diferenciada, além de oferecer aos diversos públicos parte das atividades cotidianas, que até então eram oferecidas fisicamente na instituição, o Sesc Rio Preto dá início a uma série de programações online com artistas da área cultural e profissionais do esporte, tanto da cidade como da região.

A proposta é oferecer ao público infantil, jovem, adulto e idoso, um acervo digital diverso que dialoga com diferentes linguagens artísticas como música, artes visuais, meio ambiente, cinema, dança, literatura, teatro, valorização social, diversidade cultural, odontologia, artes manuais e ações esportivas, por meio de shows, espetáculos, contação de história, debates, bate-papos, oficinas, aulas e intervenções, produzido exclusivamente para o Sesc, tanto por profissionais da cidade e região, assim como pelos próprios educadores que atuam na unidade do Sesc Rio Preto.

As produções culturais serão gravadas pelos próprios artistas e atletas em seus respectivos ambientes, já no caso das aulas esportivas, conduzidas pelos educadores da unidade, o ambiente de gravação serão as próprias salas de atividades física do Sesc, que foram preparadas para acolher os funcionários, respeitando  os protocolos de segurança e contribuindo assim com a segurança de todos. O material ficará disponível para consulta, visualização e compartilhamento nas redes sociais do Sesc Rio Preto como youtube, facebook, instagram e twitter. .

jornalistaA programação tem início com o “Quadro a Quadro”, projeto integrante da área de cinema, no qual convidados expõem suas leituras críticas de filmes disponíveis gratuitamente em plataformas digitais. O primeiro episódio já está disponível para visualização no facebook e instagram do Sesc Rio Preto e na estreia, o ator e jornalista Harlen Felix apresenta seu olhar sobre o longa “Vaga carne”, de Grace Passô e Ricardo Alves Junior.

Outro destaque da área é o projeto CinemaGifs que apresentará ao público uma série de indicações de filmes, porém feitas por meio de Gifs animados produzidos por artistas gráficos, fotógrafos, videomakers ou cineastas, a partir de um filme que consideram importante para a sua trajetória.

No cenário musical os destaques são dois projetos, que juntos apresentam um repertório de mais de trinta artistas da cidade e região. No “Diários da Quarentena”, projeto que integra a área literária, escritores convidados compõem contos e poesias sobre o momento atual. Os textos serão publicados em formato de artigos na Conteudoteca do Portal Sesc SP e posteriormente, os técnicos de programação do Sesc Rio Preto Ana Dias, Fernanda Silvestre e Mateus Santosrealizam uma curadoria destes textos para a construção de um e-book de autores de Rio Preto e região, que também ficarão disponíveis em formato Pdf para download.

KombinadosJá na programação direcionada para crianças, as famílias podem encontrar contações de histórias que serão gravadas e transmitidas pelo youtube. Outro destaque da programação infantil será a gravação do show com o grupo Kombinados, que traz canções em vários ritmos e diferentes estilos, além de cantigas de roda.

Compondo a programação de teatro, artistas da cidade e região participam de três principais projetos na área. O primeiro deles, con·jun·tu·ra·s, propõe um encontro virtual para a leitura de um mesmo texto dramatúrgico.

Já a experiência dramatúrgica “Dramaturgias do Habitat” idealiza que cada autor escreva uma cena, que se passa em um dos espaços de uma casa, como um cômodo, um lugar, um local, redefinindo um olhar sobre ele e formando essa casa/construção. A ideia é que os autores possam exercitar a ressignificação dos espaços das casas, lugar onde estamos isolados.

Ainda envolvendo a área cênica, no projeto Correspondências postagens virtuais são enviadas pela rede de alguém que desvenda sua quarentema, seus afazeres, suas descobertas, novos textos, novas obras e sentimentos, convidando seus leitores a acompanhares esse percurso.

Para o público que se interessa por dança, a mostra de videodança “Com que música eu danço”, envolve bailarinos e músicos locais, cuja proposta é que cada artista crie separadamente duas coreografias e duas trilhas diferentes. Assim quando as gravações forem disponibilizadas, o público terá a opção de escolher qual trilha sonora irá compor a criação coreográfica, propondo com isso, uma interatividade não só entre os artistas, mas também entre público e criação.

FotoAs artes visuais também ganham espaço no ambiente digital. Um do destaque da programação é a intervenção A Vida não Pára, que convida fotógrafos de Rio Preto para registrarem as cenas desta nova realidade de isolamento social. Nomes como Guilherme Di Curzio, Jorge Etecheber, Milena Áurea, Rosi Caires e Victor Natureza contribuirão para este olhar sobre a cidade.

Outra ação que ganha destaque são as atividades com os grupos de idosos, público esse que tinha seu lugar cativo nas atividades do Sesc e eu foi um dos mais impactados pelo isolamento social. A terceira idade terá a oportunidade de retomar, de forma digital, algumas das atividades que costumavam realizar na unidade do Sesc Rio Preto. Dentre a programação proposta, encontramos aulas de canto, conduzida pela professora Márcia Morelli, e de técnicas de meditação, ministradas pelos professores Salvador Hernandes e Camila Muller, com o objetivo de contribuir na preservação da saúde mental em tempos de isolamento.

Já o evento mais esperado do ano, Animerp, continuará com sua proposta do Módulo Animerp, que oferece atividades que dialogam com à cultura pop oriental principalmente o Animê e o Mangá, uma espécie de “esquenta” para o tão esperado evento. Estão previstas oficinas como Lightsaber, com o artista Sam Studios FX, Luminária Mário Bros, com Digo Maker, Ramen de Naruto, com a chef de cozinha Angélica Roll, entre outras atividades.

Além disso, os jovens participantes do projeto (im)pulso 2020 ganham um espaço para apresentar suas novas composições e criações artísticas.

Ações de meio ambiente também integram a relação de atividades oferecidas digitalmente. Com isso, a equipe técnica do Sesc Rio Preto, produzirá uma série de vídeos sobre sustentabilidade em casa, com dicas sobre cuidados com o lixo, de como plantar hortaliças e legumes em casa, além de germinação de sementes.

A programação completa poderá ser conferida nos canais do Sesc Rio Preto como sescsp.org.br/riopreto, facebook.com/sescriopreto, instagram.com/sescriopreto, youtube.com/sescriopreto

24/06/2020

24/06/2020 15:01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *