Sesc promove a 4ª Semana Modos de Acessar

Até o dia 10 de dezembro, o Sesc São Paulo promove a 4ª edição da Semana Modos de Acessar, uma ação em rede em que todas as unidades propõem atividades artísticas e formativas para estimular a participação social das pessoas com e sem deficiência. São cerca de 65 atividades que trazem produções artísticas de pessoas com deficiência, entre bate-papos, exibições de filmes, oficinas, encontros, shows, entre outras ações. Desta totalidade, 42 delas são com libras; 18 trazem legendas e 13 vem com audiodescrição, audionarração e/ou descrição de imagens. A programação será mista, com atividades on-line e presenciais.

No Sesc Rio Preto a programação tem início com a oficina de audiodescrição com Bell Machado. A audiodescrição é o recurso que permite por meio das descrições das imagens, a ampliação do repertório imagético e o desenvolvimento de novas relações simbólicas, tão fundamentais para a fruição das artes. A oficina, composta por três encontros, abordada questões referentes ao conceito, objetivos e aplicabilidades do recurso de acessibilidade comunicacional da audiodescrição, assim como, sua importância para que, pessoas com deficiência visual tenham acesso às linguagens artísticas. Para participar dos encontros é necessário prévia inscrição no site sescsp.org.br/riopreto. O encontro será realizado de forma on-line, nos dias 7, 14 e 21, às terças-feiras, das 19h às 21h, através da plataforma teams.
Bell Machado é audiodescritora, roteirista e narradora em museus, cinema e teatro. Formadora em cursos de audiodescrição na empresa Quesst Consultoria em acessibilidade e audiodescrição. Bacharel em Filosofia com mestrado em Multimeios-Instituto de Artes/Unicamp/SP. Tem artigos publicados em livros e revistas e participação em documentários na área da acessibilidade.

Ainda, no dia 7, às 19h, o atleta de paratletismo Carlos Rocha, deficiente visual, fará demonstrações de suas técnicas na execução de provas e juntamente com seu técnico, Octávio de Paula, provocará os presentes a experimentar a modalidade, como atleta vendado ou mesmo como guia. O encontro acontece de forma presencial no Ginásio. A participação é gratuita e não precisa de inscrição.

Um dos destaques da programação é o show com o sambista carioca Gabrielzinho de Irajá. O cantor faz parte dos principais sambistas da nova geração e já lançou dois álbuns. O artista é deficiente visual e iniciou sua carreira na novela América, de Glória Perez. O show acontece no teatro, dia 8, quarta-feira, feriado na cidade. A apresentação é gratuita, porém é necessário retirar ingressos na Central de Atendimento.

Encerrando a programação, no dia 9, quinta-feira, às 19h, a performer e cadeirante Vanessa Cornélio explora e investiga as possibilidades do corpo dito impossível ou impróprio e amplia o patamar de resistência da Capoeira da Angola ao ritmo do berimbau do contramestre Eddy Angoleiro.

Texto: Luana Greve / Sesc / Divulgação
Fotos/Arte: Sesc / Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *