TACK Festival incentiva 300 jovens do Rio de Janeiro a criarem uma startup do zero

O festival de inovação, TACK, acontece em parceria entre a Junior Achievement RJ, uma ONG de educação empreendedora para jovens, e a ID Cultural. Com o intuito de promover a aprendizagem e estimular a criatividade e o empreendedorismo jovem, depositando credibilidade na força da juventude para gerar ideias e soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Neste ano o festival conta com a participação de 300 alunos cariocas de 20 escolas públicas do Rio, que fizeram uma inscrição prévia. Os estudantes, que estão ainda na fase do ensino médio, são instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais da sociedade. O foco desta edição terá tecnologia, inovação e cultura como norte para que os jovens desenvolvam suas ideias em cima dessas temáticas e o grupo que desempenhar a melhor resolução e apresentação, receberá uma viagem internacional como prêmio, para cada integrante da equipe e para o representante da unidade escolar. Assim como na última edição, as etapas do Desafio TACK serão 100% online. A metodologia usada é do programa Innovation Camp, da Junior Achievement, que prevê mentorias para os participantes e aplicação de técnicas práticas para desenhar um modelo de negócios, durante todo o desafio.

Os estudantes são instigados a desenhar o modelo de negócio de uma startup que solucione problemas reais da sociedade.

Os alunos começam a desenvolver os projetos já no dia 21 de setembro e durante os dias 23, 24 e 25 de novembro farão as apresentações finais para uma banca de avaliadores, também no formato online. Além do desafio que ocorre para os inscritos, para celebrar a diversidade cultural, ocorrem alguns painéis durante o evento que podem ser assistidos pelo público geral. A maratona de inovação começa antes do festival e tem duração de oito horas, tendo sua aplicação realizada durante três dias. O objetivo do Innovation Camp é que estudantes, organizados em equipes, possam encontrar soluções inovadoras para um desafio proposto, utilizando ferramentas de design thinking.  Durante o processo, os alunos contam com a ajuda de mentores e voluntários com experiências na metodologia que vão auxiliá-los durante o desenvolvimento da ideia.

O TACK Festival é um projeto de inovação, tecnologia e criatividade, que tem a finalidade de gerar transformação a partir de ideias e da capacidade de realizar. Foi idealizado para desenhar novos rumos para questões que impactam e ajudam a moldar uma nova cultura, uma nova forma de pensar e agir. Além de ser um lugar onde pessoas e ideias se encontram, onde a informação se conecta à diversão, e a vontade de aprender, fazer e empreender ganha uma nova dimensão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *