Vera Holtz disseca a existência humana em ‘Ficções’, que tem duas sessões em Rio Preto

Solo da atriz baseado no livro ‘Sapiens’, de Yuval Harari, será apresentado nesta sexta e sábado (9 e 10), no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto


Em Rio Preto para duas apresentações do solo “Ficções”, a atriz Vera Holtz e o instrumentista italiano Federico Puppi concederam entrevista coletiva para a imprensa da cidade na tarde desta sexta-feira (9). As apresentações serão nesta sexta e sábado (9 e 10), às 20h, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, e a entrada é de graça.

Obra que reflete sobre a existência humana a partir de uma adaptação para os palcos do livro “Sapiens”, best-seller do escritor israelense Yuval Harari, o solo de Vera fala da capacidade humana de criar e acreditar em ficções: deuses, dinheiros, nações.

Para a atriz, a experiência do público com a peça tem sido instigante, sobretudo num momento pós-pandêmico como este, em que a arte teatral volta a ocupar os palcos e promover o seu encontro com a plateia. “Cada apresentação tem sido uma experiência realmente única. Ficamos cinco semanas em cartaz em Belo Horizonte, e o que recebemos do público em cada noite foi uma grande demonstração de afetividade e comprometimento com a arte”, comenta.

Como “Ficções” aborda a existência humana, Vera e Federico contam que as observações do público acerca do espetáculo têm sido as mais diversas, o que reforça a pertinência de seu discurso em uma sociedade pautada pela construção de narrativas e assombrada por fake news (notícias falsas). “Não é uma peça que dá respostas, mas que estimula as perguntas. Muitas pessoas falam que querem assistir novamente para poder digerir todas as questões provocadas pelo espetáculo”, diz o instrumentista, que executa a trilha sonora original em cena.

A atriz e o instrumentista destacam a adaptação feita por Rodrigo Portella, que também assina a direção de “Ficções”. “Ele [Rodrigo], um homem de teatro, conseguiu traduzir a obra de Yuval Harari da melhor maneira para o palco, trazendo um discurso com uma característica bastante científica para esse campo da subjetividade que a arte trabalha”, aponta Vera.

Por sua atuação em “Ficções”, Vera conquistou o Prêmio Shell e, mais recentemente, o APTR (Associação dos Produtores Teatrais do Rio de Janeiro), assim como Frederico foi premiado por sua trilha sonora.

Serviço
‘Ficções’, com Vera Holtz Dias 9 e 10/6 (sexta e sábado), às 20h

Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto (Av. Brigadeiro Faria Lima, 5381)
Grátis (retirada de ingresso uma hora antes da apresentação)

Foto: Ale Catan/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *