Rio Preto realiza pedalada na Semana Tozo e Saran

Pelo segundo ano, a Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, realiza a “Pedalada Pela Vida Tozo e Saran – Conscientização e Prevenção de Acidentes com Ciclistas”. A concentração será no estacionamento do Centro Regional de Eventos, dia 8/10, com largada prevista para às 8h30. Os 150 primeiros ciclistas ganham uma camiseta exclusiva.

“O evento é gratuito, aberto ao público e organizado com muito carinho pela UGC – União dos Grupos de Ciclismo e a Secretaria de Esporte e Lazer. A intenção é justamente chamar a atenção da população sobre a importância de ações de conscientização no trânsito, principalmente envolvendo ciclistas”, destacou o secretário de Esportes Fábio Marcondes.

A Pedalada terá um percurso de 5km, saindo do Centro Regional de Evento, sentido BR-153, retornando ao ponto de partida, sempre pela avenida José Munia. Vários brindes serão distribuídos ao final do evento. Por conta das atividades, a via será interditada neste dia das 6h às 10h.

“Fizemos questão de trazer os nomes de Tozo e Saran (Rodrigo Dias Tozo e José Saran Filho) para a Pedalada pela Vida, porque eles são ciclistas que morreram e deixaram seu legado. Hoje temos duas ciclofaixas que levam o nome deles, uma na Avenida Bady Bassitt, e outra no final da Represa Municipal. Além disso, nos últimos anos cresceu muito o número de ciclistas na cidade e, para evitar acidentes, é preciso ter responsabilidade. Capacetes, luvas e faróis são indispensáveis. São itens de segurança que precisam fazer parte da rotina de quem pedala”, completou Fernando Furlan, representante da UGC.

Rodrigo Dias Tozo

Rodrigo Dias Tozo, nascido em 26 de março de 1976, era filho mais velho de Marilde Gabriel Dias Tozo e Arlindo Tozo. Desde os 12 anos de idade, começou a trabalhar com o pai.

Serviu o Tiro de Guerra em 1995 e formou-se em Ciências da Computação em 1997. No ano de 2001, fundou sua empresa denominada Tozo Embalagens Ltda, seguindo o mesmo ramo de atividade do pai.

Adepto de atividades esportivas e em especial do ciclismo nos seis últimos anos de vida, participou de diversas provas e campeonatos regionais.

Deixou como legado uma legião de amigos e pessoas com as quais conviveu e principalmente o exemplo de profissional e pai dedicado, esposo, filho amoroso e amigo leal.

Rodrigo Dias Tozo faleceu no dia 23 de dezembro de 2018, vítima de atropelamento.

José Saran Neto

José Saran Neto perdeu a vida num acidente em agosto de 2020, quando pedalava pelo acostamento da vicinal Dr. José Arroyo Martins, que liga Mirassol a Bady Bassitt. Ele foi atingido por um carro que transitava no sentido contrário.

Desde 2003, a bicicleta entrou na vida dele de forma mais efetiva. Além de pedalar, a bike era também seu negócio. Em sua oficina fazia todo tipo de manutenção e limpeza.

Ele mesmo dizia que o caminho profissional tinha sido longo e de muitos aprendizados e batalhas, mas que não tinha nascido para competir com ninguém, nem para sabotar o caminho dos outros. “Faz o seu que Deus abençoa. Acredite no seu potencial que Ele te fará avançar”, dizia Saran.

Ele sempre pedalou, sempre amou muito o que fazia, era a paixão da vida dele. E sempre foi muito preocupado com a segurança, tanto que no seu grupo de pedal, ela mostrava uma preocupação muito grande com a segurança e sempre frisava a importância dos equipamentos necessários como capacetes, luvas, os equipamentos para a bicicleta e onde andar. Ele era até “chato” em relação a isso. Saran sempre postava em sua página profissional como cuidar uns dos outros, da segurança dos outros, dos equipamentos, da mountain bike, fazia questão de ressaltar esses cuidados.

Ciclovias

• Av. Bady Bassitt, com 8,05km de extensão, sendo:

• Av. Bady Bassitt: 6,60km

• Av. J.K. de Oliveira: 0,55km (considerada apenas a ciclovia; atualmente a pista de caminhada é utilizada por ciclistas, apesar de sinalização de proibição)

• VDT Jordão Reis: 0,90km

• Lago 3 (Prefeito Roberto Lopes de Souza) : 1,97km

• Av. Philadelpho (Dr. Wilson Romano Calil): 6,25km

• Av. Nametalah Youssef Tarraf: 0,16km.
• Residencial Fraternidade: 2,21km.
• Av. Ernani Pires Domingues: 2,10km.
• Av. Chosso Okanobo: 0,79km.
• Av. Dr. Lotf João Bassitt: 0,76km.
• Av. Cecconi e Gerosa e parte da Av. Nadima Damha: 1,0km.
• R. Izidoro Pupin: 0,50km.
• Av. Pedro Vilela Machado: 0,55km.
• Av. Manoel Miceli: 0,1km.
• Rua Josias Frazzato: 0,40km.
• Av. Raife Rached Abissamra: 0,13km.
• Av. Ricardo Siqueira de Mendonça/Estrada Vicente Polachini/Trecho Av. Nadima Damha: 1,66km aprox. (Anel Viário)
Total Final Aprox.: 26,55km

Texto: Jaqueline Barros/Secretaria de Comunicação
Fotos Banco de Imagens / Divulgação
Arte: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *