‘Dupla Exposição’ presta homenagem aos fotógrafos Jorge Etecheber e Rosi Caires no Sesi

Abertura da mostra será nesta quinta (21), em uma noite de celebração à memória dos artistas que foram fundamentais no registro da cena cultural rio-pretense


Jorge Etecheber e Rosi Caires, importantes fotógrafos da cena cultural da cidade e da região mortos recentemente, são homenageados na mostra intitulada Dupla Exposição, no espaço galeria do Sesi Rio Preto.

A abertura será nesta quinta-feira (21), às 19h, no foyer do Teatro do Sesi e contará com coquetel e música ao vivo em uma noite de celebração à memória desses artistas fundamentais no registro das artes, em especial do teatro e da dança. 

A exposição apresenta a trajetória histórica, técnicas utilizadas, repercussão e relevância do trabalho de ambos, além de promover um momento sensível e de conexão com a expressão artística de cada um, bem como suas notórias contribuições à fotografia.

O público terá contato com 60 fotografias, sendo 30 de cada artista, videoinstalações, materiais de fotografia analógica e uma câmera escura em grandes proporções concebida por Etecheber. Para os curadores, Carolina Capelli e Alexandre Manchini, mediadores culturais na unidade, além das lembranças acumuladas ao longo de décadas de dedicação à arte, a exposição oferece materiais de apoio e inspiração para explorar a obra e a técnica desses dois mestres.

A mostra Dupla Exposição fica em cartaz até 14 de abril, com visitação gratuita.

Sobre os artistas
Jorge Etecheber construiu uma trajetória de mais de 30 anos na arte fotográfica e deixou seu legado como uma figura emblemática na história da fotografia em Rio Preto. Durante as décadas de 1980 e 1990, período da fotografia analógica, destacou-se no mercado publicitário, porém foi por meio do registro da cena cultural da cidade que ganhou reconhecimento nacional, registrando principalmente espetáculos de artes cênicas. Parte desse acervo foi rememorado na edição 2023 do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto, o FIT Rio Preto, o qual Etecheber acompanhava desde a primeira edição.

Rosi Caires, além de fotógrafa, foi educadora artística. Realizou exposições individuais e coletivas, explorando outras formas de expressão além da fotografia, como a dança e a poesia. Sua sensibilidade para com a natureza e o movimento permeava toda a sua obra. Realizou diversas exposições coletivas e individuais e teve seus trabalhos publicadas em livros como Cidade Poética (2020), de Raul Marques e Silvia Damacena, e Curtas Reflexões (2020), de Zeca Pontes. Também foi integrante da diretoria da Afocirp – Associação dos Fotógrafos e Cinegrafistas de Rio Preto e do Foto Clube Rio Preto e Branco.

Serviço
Dupla Exposição
Abertura: 21/3 (quinta-feira), às 19h
De 22/3 a 14/4 (quarta a sábado, das 10h às 20h; domingo, das 10h às 19h)
Espaço Galeria – Foyer do teatro do Sesi Rio Preto (Av. Duque de Caxias, 4656)
Agendamento escolar e de grupos: [email protected]

Foto em destaque: Rosi Caires/Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *