Jocelino Soares celebra 50 anos de carreira com novo livro e mostra no Riopreto Shopping

A exposição teve início no sábado (21), quando houve o lançamento do romance ‘No serão dos Ignácios’


Valorizar a cultura caipira é um ato enraizado na vida do artista plástico e escritor Jocelino Soares, que comemora 50 anos de carreira com uma exposição na Praça 2 de Eventos do Riopreto Shopping até o dia 31 de outubro.

Nascido no dia 27 de dezembro de 1956, em Neves Paulista, Jocelino retrata em suas obras e em sua personalidade o brilho, as cores e as peculiaridades caipiras, com orgulho, autenticidade e paixão.

A celebração do cinquentenário começou no sábado (21), com um café da manhã para os convidados e o lançamento de seu mais novo livro, “No Sertão dos Ignácios” (Ponto Z). O público conferiu uma exposição que conta a evolução e as faces marcantes desses 50 anos de história.

A retrospectiva de meio século de pinceladas pode ser conferida em totens que trazem imagens de todas as fases do artista, desde os primeiros rabiscos em bico de pena, de  1973, passando pelo óleo sobre tela, de 1988, num flerte com o pontilhismo e depois com o primitivismo, até chegar ao estilo atual, cuja classificação nem Jocelino sabe fazer. “Desenvolvi um jeito próprio de pintar que não se enquadra em nenhuma definição  clássica. Deixo esta tarefa aos críticos de arte”.

Além de escritor e artista plástico, Jocelino segue elevando a cultura caipira por meio da comunicação. Desde 2017, mantêm programa radiofônico na Rádio Educativa FM 106.7 “Café com Viola”, das 6h às 7h, e, desde 2007, escreve crônicas para o jornal Diário da Região contando causos caipiras e falando dos viveres e saberes do homem do campo.


Sobre o livro
A cereja do bolo desta comemoração é o lançamento do seu terceiro romance, batizado de “No Sertão dos Ignácios”, que leva o selo da Editora Ponto Z. Ele é autor também de “Clara, um Romance Caipira” e de “Júlia, a Louca da Aldeia”.

Inspirada na imagem real de uma torre de igreja abandonada no meio do mato nos confins de Neves Paulista, a nova obra literária faz um passeio pela história misturando aventura e política, permeadas por causos da vida caipira com personagens reais como o ditador Mussolini e fictícios inspirados e familiares do autor, como a neta Olívia.

Não por acaso, a ambientação do romance é a cidade em que Jocelino nasceu e que completou 100 anos de fundação no ano passado. “Devia esta homenagem ao lugar que foi meu berço natal e que nunca esqueci e também à memória do fundador, Capitão Neves”, diz o também escritor.

A exposição em cartaz no Riopreto Shopping também conta com 15 telas inéditas.

Serviço
Exposição dos 50 anos de carreira de Jocelino Soares
Até 31/10
Riopreto Shopping (Av. Brigadeiro Faria Lima, 6363)
Grátis

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *