Rapper Kaê Guajajara e poetisa Ryane Leão são os destaques da 8ª Semana Senac de Leitura

Evento segue até sábado (28), na unidade do Senac Rio Preto. A entrada é de graça


O Senac Rio Preto promove, até o próximo sábado (28), a 8ª Semana Senac de Leitura, com programação gratuita e aberta ao público. O tema desta edição, “Biografia: a construção de identidades locais e suas conexões”, busca fortalecer e ampliar a comunidade leitora, fomentando a cultura literária e impactando positivamente os índices educacionais.

As atividades da semana incluem oficinas de autobiografia, silcagem e bordados que ilustram músicas da Rita Lee capas de e obras literárias brasileiras, rodas de conversa sobre a história das tatuagens entre outros temas, contação de histórias, bate-papo sobre a vida e obra da Rita Lee, exposição de fotografias, shows, além da tradicional feira de troca de livros, que será feita na sexta e no sábado (27 e 28). O evento traz também a rapper Kaê Guajajara na quinta-feira (26), para um bate-papo sobre grafismos indígenas, e a poetisa Ryane Leão, criadora do projeto Onde Jazz meu Coração, no sábado (27), falando da poesia como oportunidade de voz para as mulheres, em especial as mulheres negras.

A abertura oficial foi feita na tarde desta segunda (23), com uma live transmitida pelo canal do Senac São Paulo no YouTube, com a participação de Dona Jacira, escritora e mãe dos artistas Emicida e Fióti, e de Renan Inquérito, rapper e poeta. A dupla compartilhou suas histórias e a relação deles com a palavra.

Biblioteca aberta à população
A biblioteca do Senac Rio Preto é aberta para a comunidade de segunda a sexta-feira, das 8h às 21h, e aos sábados, das 8h às 14h. Os alunos e a população têm disponíveis 9 computadores, acesso à internet e mais de 8.400 títulos de todas as áreas do conhecimento, seja técnica ou literária. “O hábito da leitura tem o poder da transformação social já que por meio dela, o indivíduo compreende melhor a sociedade em que vive. Além disso, o leitor aprende com mais facilidade, ampliando suas oportunidades no âmbito social e profissional.”, diz Murillo Michel, gerente do Senac São José do Rio Preto.

A poetisa Ryane Leão

Confira abaixo os destaques da programação:

24/10 – Bate-papo ‘A história da tatuagem’
Das 19h30 às 21h: os tatuadores Denis Girotto e Filipi Oliveira falam sobre a história das tatuagens e sobre tatuagens de reconstrução da autoimagem (pacientes de câncer e reconstrução capilar).

25/10 – Bate-papo e show
8h30 às 10h: histórias de vida da melhor idade pelos idosos dos CRAS;
Das 14h30 às 16h e das 19h às 20h30: Viva Rita Lee! Bate-papo sobre a vida e obra da Rita Lee, pela jornalista Karol Granschi;
Das 20h45 às 21h45: Tributo a Rita Lee – show com Renata Ortunho.

26/10 – Bate-papo
Das 8h30 às 10h e das 19h30 às 21h: Grafismos indígenas: ancestralidade e arte, com Kaê Guajajara.

27/10 – Bate-papo
Das 8h30 às 10h: bate-papo sobre a vida e obra do poeta Fernando Pessoa;
Das 14h30 às 16h: a poesia como oportunidade em um mundo que silencia mulheres, em especial, as mulheres negras, por Ryane Leão.
Das 18h às 21h: a arte de bordar imagens que remetem a grandes obras da literatura brasileira;
Das 19h30 às 21h: os alunos egressos do Senac contam seus cases de sucesso;

27 e 28/10 – Feira de troca de livros e gibis
Na sexta-feira (27), a feira acontece das 9h às 21h30, e no sábado (28), das 9h ao 12h. Os livros devem estar bem conservados e não serão aceitos materiais didáticos, livros de cunho político, religioso, dicionários, enciclopédias e outros.

Serviço
8ª Semana Senac de Leitura
Até 27/10 (sábado)
Senac Rio Preto (Rua Jorge Tibiriçá, 3518)
Grátis
Clique aqui e confira a programação completa

Foto de destaque: rapper Kaê Guajajara – Divulgação
Foto do texto: poetisa Ryane Leão – Pétala Lopes/Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *