Projeto “Negócios Sustentáveis” ensina jovens a criarem empresas sustentáveis

O mundo está mudando muito rápido e as empresas precisam se adaptar às novidades para não ficarem para trás. Por isso, a Ultragaz, empresa que atua com soluções em energia para negócios e domicílios de forma segura, eficiente e sustentável, se uniu à Junior Achievement – uma ONG de educação empreendedora – para ensinar os jovens que estão em idade escolar a criarem empresas moldadas ao cenário das novas economias.

O projeto nomeado como “Negócios Sustentáveis” busca apresentar aos jovens as estratégias mais adequadas para desenvolver uma ideia de maneira sustentável e funcional, que gere realmente um impacto positivo na sociedade. As aulas acontecem totalmente online com alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro, com quatro encontros ao vivo que somam uma carga horária total de 6h, mais as atividades que instigam o aprendizado na prática.

As atividades acontecem entre os dias 17 e 26 de agosto, com alunos de ensino médio de escolas parcerias da ONG, e considera as mudanças de consumo que a pandemia e outros fatores sociais provocaram. A proposta é que os participantes criem um planejamento de negócio considerando diversas etapas que são ensinadas durante o curso, como matéria-prima, recursos renováveis, descarte do lixo etc. Os jovens também aprendem sobre Empresas do Sistema B, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, economia circular, consumo consciente, e entendem como funciona o processo de criar uma empresa na prática.

Estudos apontam que os novos comportamentos do brasileiro estão impactando diretamente os negócios. A busca por produtos mais sustentáveis é apenas um dos fatores que são considerados no momento da compra final. Por isso, a metodologia do projeto, desenvolvida pela Junior Achievement apresenta e desenvolve conceitos relacionados ao desenvolvimento sustentável, que é de fundamental importância para a conscientização dos jovens em relação ao futuro do planeta, unindo aos conceitos de empreendedorismo sustentável, economia circular e consumo consciente, com o objetivo de dar aos jovens novas possibilidades de empreender de forma mais sustentável.

“Para a Ultragaz, investir em projetos que contribuam para uma mudança positiva no mundo dos negócios é de suma importância, além de estar em linha com o propósito de ‘Usar nossa energia para mudar a vida das pessoas’. Por esse motivo, investimos em ações educacionais destinados a jovens de vários Estados”, conta Daniela Gentil, gerente de sustentabilidade da Ultragaz.

Texto: Caroline Romano / Approuch Comunicação / Divulgação
Fotos: Divulgação / Approuch Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *